Primeiramente, é valido pontuar a negligência do estado em adotar medidas urgentes para a valorização da cultura indígena e tradicional brasileira. Nessa conjuntura, em congruência com as ideias do filósofo contratualista John Locke, houve uma quebra do contrato social por parte do estado, ao falhar em garantir que os direitos civis se façam valer para essa classe os incluindo nos mais diversos projetos sociais e atendendo as demandas que os cercam como a demarcação de terras para indígenas e o combate a apropriação cultural quilombola. Medidas que faram os sentir cidadãos da nação verdadeiramente.
Em segundo lugar, é fundamental destacar que a lacuna educacional agrava ainda mais a desvalorização da identidade nacional e é um dos principais fatores que impulsionam a ideia de superioridade europeia dos tempos coloniais que ainda se propaga no imaginário popular. Segundo o que supostamente o escritor Nordestino Ariano Suassuma relatou após uma de suas viagens á Europa, nenhum país do mundo é tão rico em sua cultura e idioma como o Brasil. Diante disso, é nítido que essa crença não condiz com a realidade e que se faz necessário uma maior atenção a educação pelo poder publico intensificando o senso de valorização cultural brasileira.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o estado, por intermédio do ministério da educação e ministério da cultura trabalhem juntos para a implementação de políticas publicas que garantam o combate a questões que dificultam a valorização da cultura tradicional da nação e a implementação de uma grade curricular educacional que fortaleça a necessidade disto. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke. Assim, tornar-se-á possível também a desconstrução de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos vistos no filme estadunidense "Crepusculo".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada