• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#70152
Responsável por mais da metade da produção de gêneros alimentícios do País, como apontam dados divulgados pelo Governo Federal, a agricultura familiar é de suma importância para o desenvolvimento do Brasil, visto que essa atividade corrobora para a geração de renda dos habitantes de zonas rurais, assim como ajuda a preservar o meio ambiente.
Segundo dados apurados pelo IBGE, a agricultura familiar emprega mais de dez milhões de pessoas em território nacional, sendo elas, em sua maioria, moradores de áreas rurais. Pensando nisso, é notória a importância exercida pelos produtores familiares no âmbito de geração de renda, uma vez que eles criam diversas oportunidades de emprego que garantem o sustento da população rural.
Ademais, é imprescindível ressaltar que, mesmo oocupando apenas 23% das propriedades agropecuárias do Brasil, como indicado pelo IBGE, a agricultura familiar é essencial para a preservação do meio ambiente, o que se deve ao fato de que tais produtores evitam a monocultura - prática que leva ao desgaste do solo - e empregam técnicas menos agressivas.
Portanto, infere-se que a agricultura familiar é de vital importância para o País, tendo em vista os benefícios econômicos e ambientais trazidos por ela. Desse modo, é necessário que o Governo Federal ofereça incentivos fiscais a esses produtores, afim de contribuir para o desenvolvimento e expansão dessa atividade, bem como cabe ao Ministério do Meio Ambiente sancionar medidas que estimulem a produção sustentável nas pequenas propriedades, tendo como objetivo aumentar a produção sem prejudicar ecossistemas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#70163
Olá, Marujo. 🏴‍☠️
Como anda as marés por aí?


@hananocci, hoje eu vim corrigir sua redação, mas eu quero deixar claro que não sou especialista ok?!

Está pronto? então vamos! 🦜


Introdução

[Falta de conectivo] Responsável por mais da metade da produção de gêneros alimentícios do País, como apontam dados divulgados pelo Governo Federal, a agricultura familiar é de suma importância para o desenvolvimento do Brasil, visto que essa atividade corrobora para a geração de renda dos habitantes de zonas rurais, assim como ajuda a preservar o meio ambiente.

• Bom, a sua introdução ficou um pouco confusa e desorganizada, você apresentou seu tema mas não houve nada além disso. Faltou a tese e o encaminhamento.

Desenvolvimento 1

Segundo[✓] dados apurados pelo IBGE, a agricultura familiar emprega mais de dez milhões de pessoas em território nacional, sendo elas, em sua maioria, moradores de áreas rurais. Pensando nisso, é notória a importância exercida pelos produtores familiares no âmbito de geração de renda, uma vez que eles criam diversas oportunidades de emprego que garantem o sustento da população rural.

• No seu desenvolvimento faltou a primeira parte que seria retomada do projeto do texto, você primeiro colocou os dados no qual seria a 2° parte, e por fim a sua opinião/crítica.

Desenvolvimento 2

Ademais[✓], é imprescindível ressaltar que, mesmo oocupando apenas 23% das propriedades agropecuárias do Brasil, como indicado pelo IBGE, a agricultura familiar é essencial para a preservação do meio ambiente, o que se deve ao fato de que tais produtores evitam a monocultura - prática que leva ao desgaste do solo - e empregam técnicas menos agressivas.

• Já no segundo desenvolvimento, só houve dados, procure colocar sua ideia inicial, argumentação e ideia análise.


Conclusão

Portanto[✓], infere-se que a agricultura familiar é de vital importância para o País, tendo em vista os benefícios econômicos e ambientais trazidos por ela. Desse modo, é necessário que o Governo Federal [AGENTE]/ ofereça incentivos fiscais a esses produtores[AÇÃO]/afim de contribuir para o desenvolvimento e expansão dessa atividade[FINALIDADE], bem como cabe ao Ministério do Meio Ambiente [AGENTE] sancionar medidas que estimulem a produção sustentável nas pequenas propriedades[AÇÃO] tendo como objetivo aumentar a produção sem prejudicar ecossistemas[FINALIDADE]

• A sua conclusão ficou bem melhor, o que eu senti falta foi do detalhamento e o modo/meio.

Pontos a melhorar:

- Procure pensar na organização antes de começar, isso lhe ajudará a compor melhor seu texto.

- Procure por mais sua argumentação do que dados.

- Estude um pouco mais a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Terminamos, Marujo! Espero que tenha gostado, caso precise de ajuda pode me chamar! 🏴‍☠️
O peso de ser gentil

Cordialidade trata-se do bom recebimento e tratam[…]

A Constituição Federal, norma de mai[…]

Sua redação está maravilhosa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM