Em primeiro plano, é inegável como a presença e trabalho do SUS em áreas menos favorecidas e rurais, melhora a qualidade de vida da região. Segundo, a primeira lei de Newton, um corpo permanece inerte se nenhuma força agir sobre ele. Em paralelo a isso, a estadia de profissionais da saúde realizando suas tarefas em locais do interior, é uma ação do qual não permite que os problemas continuem imutáveis, mas sim minimizando as dificuldades em torno da saúde. Prestado serviços essenciais e básicos à população, como o dentista, além disso, com exames, consultas e remédios prescritos desde a infância, auxiliado os indivíduos a viverem como mais dignidade. Dessa forma, a população mais carente tem seu direito garantido pelo SUS, da infância a velhice.
Ademais, a vacinação gratuita possibilita uma segurança, principalmente em momentos de vulnerabilidade. No contexto pandêmico, de 2020, na qual o pico de óbitos era de 1.000 pessoas por dia, a vacina era um fator decisivo para diminuir a mortalidade e para a desocupação dos leitos. Em 2021, a distribuição de vacinas contra o Coronavirus pelo país se iniciou de modo a imunizar primeiramente os grupos de risco - gestantes, idosos, profissionais da saúde e pessoas com problemas respiratórios - para em seguida abrange o restante dos brasileiros, que receberam de forma gratuita. As vacinas salvaram vidas e permitiram, mesmo que lentamente a retomada de dias semelhantes aos anteriores a pandemia. Desse modo, a promoção da vacinação se assemelha as bases do SUS de universalidade, integralidade e igualdade.
Portanto, são necessárias medidas que reiterem a permanência e importância do SUS sistema de saúde do Brasil. Logo, urge que o Governo Federal - órgão de maior importância no cenário nacional - com o apoio do Ministério da Saúde, crie ações que exemplifiquem e informem como o SUS é responsável por auxiliar e viabilizar o direito à saúde. Tal iniciativa deve ocorrer, por meio de campanhas de caráter informativo com funcionários da saúde, a serem realizadas em instituições de ensino, com o intuito de esclarecer e informar devidamente como o SUS se desenvolveu e se articula nos diferentes âmbitos que cercam suas atividades. Em síntese, com base na lei da inércia a garantia da saúde se deve sobretudo pela presença do SUS no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.