Avatar do usuário
Por Silva02
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115280
A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os cidadãos direitos básicos de maneira igualitária. Nesse sentido, o SUS possui papel importante na garantia do direito à saúde como previsto na Constituição, com função primordial no cotidiano da nação. Diante disso, tem-se o atendimento em locais do interior e a vacinação gratuita como eixos da importância do SUS no Brasil.

Em primeiro plano, é inegável como a presença e trabalho do SUS em áreas menos favorecidas e rurais, melhora a qualidade de vida da região. Segundo, a primeira lei de Newton, um corpo permanece inerte se nenhuma força agir sobre ele. Em paralelo a isso, a estadia de profissionais da saúde realizando suas tarefas em locais do interior, é uma ação do qual não permite que os problemas continuem imutáveis, mas sim minimizando as dificuldades em torno da saúde. Prestado serviços essenciais e básicos à população, como o dentista, além disso, com exames, consultas e remédios prescritos desde a infância, auxiliado os indivíduos a viverem como mais dignidade. Dessa forma, a população mais carente tem seu direito garantido pelo SUS, da infância a velhice.

Ademais, a vacinação gratuita possibilita uma segurança, principalmente em momentos de vulnerabilidade. No contexto pandêmico, de 2020, na qual o pico de óbitos era de 1.000 pessoas por dia, a vacina era um fator decisivo para diminuir a mortalidade e para a desocupação dos leitos. Em 2021, a distribuição de vacinas contra o Coronavirus pelo país se iniciou de modo a imunizar primeiramente os grupos de risco - gestantes, idosos, profissionais da saúde e pessoas com problemas respiratórios - para em seguida abrange o restante dos brasileiros, que receberam de forma gratuita. As vacinas salvaram vidas e permitiram, mesmo que lentamente a retomada de dias semelhantes aos anteriores a pandemia. Desse modo, a promoção da vacinação se assemelha as bases do SUS de universalidade, integralidade e igualdade.

Portanto, são necessárias medidas que reiterem a permanência e importância do SUS sistema de saúde do Brasil. Logo, urge que o Governo Federal - órgão de maior importância no cenário nacional - com o apoio do Ministério da Saúde, crie ações que exemplifiquem e informem como o SUS é responsável por auxiliar e viabilizar o direito à saúde. Tal iniciativa deve ocorrer, por meio de campanhas de caráter informativo com funcionários da saúde, a serem realizadas em instituições de ensino, com o intuito de esclarecer e informar devidamente como o SUS se desenvolveu e se articula nos diferentes âmbitos que cercam suas atividades. Em síntese, com base na lei da inércia a garantia da saúde se deve sobretudo pela presença do SUS no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115363
NOTA FINAL 960!
Olá! Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você demonstrou um bom repertório sociocultural ao citar a Constituição Federal de 1988 e a primeira lei de Newton.

No entanto, há alguns pontos que precisam ser melhorados para atender aos critérios do Enem:

1. Falta de clareza na tese: sua tese não está clara o suficiente no primeiro parágrafo da redação. É importante que ela seja explícita e direta para guiar o leitor sobre qual será o argumento defendido ao longo do texto.

2. Argumentação pouco desenvolvida: embora você tenha mencionado dois aspectos importantes relacionados à importância do SUS (atendimento em locais rurais e vacinação gratuita), faltou explorar mais profundamente esses temas por meio de exemplos concretos ou dados estatísticos.

3. Problemas na coesão textual: em alguns momentos, houve falta de articulação entre as ideias apresentadas nos parágrafos da redação. Para resolver esse problema é necessário utilizar conectivos adequados para ligar as partes do texto.

4. Proposta de intervenção pouco detalhada: apesar de ter sugerido uma proposta interessante no último parágrafo da redação, ela precisa ser mais detalhada quanto às ações específicas que devem ser tomadas pelo governo federal e Ministério da Saúde para reiterar a importância do SUS.

Sugiro que revise sua redação prestando atenção especial nesses pontos destacados acima. Lembre-se também de fazer uma revisão gramatical cuidadosa para evitar erros de ortografia e concordância. Parabéns pelo esforço!

Sua redação possui 16 desvios!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
120 Exibições
por Camillecsil
0 Respostas 
103 Exibições
por Djulyn
0 Respostas 
132 Exibições
por leticiam475
0 Respostas 
139 Exibições
por leticiam475
1 Respostas 
140 Exibições
por johngurgel
0 Respostas 
90 Exibições
por marilene233
0 Respostas 
89 Exibições
por KaylaAnjos
3 Respostas 
139 Exibições
por Roliver
0 Respostas 
45 Exibições
por Diene
0 Respostas 
96 Exibições
por Juliaaag

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM