À vista desse cenário, o descaso do poder público age como promotor do uso inadequado de agrotóxicos no Brasil. Nesse sentido, o Artigo 255 da Constituição Federal ---- garante que todo cidadão tem direito a um ecossistema ecologicamente equilibrado ---- sob esse viés, fica evidente a inerência e conivência do Estado, uma vez que o documento que rege as leis em território brasileiro tem uma de suas normas mais importantes desrespeitadas e, no que diz respeito às ações para reverter essa perspectiva, o governo é falho. Dessa forma, essa atitude inerente pode acarretar uma perda significativa da biodiversidade brasileira, haja vista que o uso exagerado de agrotóxicos podem contaminar os lençóis freáticos, acarretando uma enorme perda, não só para a natureza, mas também para a nossa saúde.
Ademais, há uma lacuna educacional no plano brasileiro que promove o uso exagerado de inseticidas agrícolas. Referente a isso, para Kant, o homem é resultado da educação que teve, desse modo, se há um problema social, há como base uma lacuna. A partir disso, percebe-se que essa ideia ganha contornos específicos em nossa sociedade, uma vez que as escolas não buscam educar os cidadãos a cuidar do meio ambiente, levando a indivíduos que não agem em prol da sustentabilidade brasileira. Desse modo, observa-se uma banalização no que tange as causas ambientais no Brasil.
Infere-se, portanto, a necessidade de se combater o uso exagerado de pesticidas no Brasil. Para isso, o Governo Federal ---- órgão legislador supremo no Brasil ---- deve justamente ao Ministério da Educação ---- órgão garantidor do ensino brasileiro de qualidade ---- trabalharem em conjunto, primeiramente, para que as leis já existentes que visam a sustentabilidade sejam otimizadas para controlar o uso de inseticidas e, além disso, devem trabalhar na formação de indivíduos informados para crescerem em conjunto à biodiversidade saudável no Brasil, por meio de uma nova disciplina nas instituições escolares. Conclui-se por fim, uma sociedade mais saudável e uma mãe natureza agradecida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada