Segundo dados apurados pelo IBGE, a agricultura familiar emprega mais de dez milhões de pessoas em território nacional, sendo elas, em sua maioria, moradores de áreas rurais. Pensando nisso, é notória a importância exercida pelos produtores familiares no âmbito de geração de renda, uma vez que eles criam diversas oportunidades de emprego que garantem o sustento da população rural.
Ademais, é imprescindível ressaltar que, mesmo oocupando apenas 23% das propriedades agropecuárias do Brasil, como indicado pelo IBGE, a agricultura familiar é essencial para a preservação do meio ambiente, o que se deve ao fato de que tais produtores evitam a monocultura - prática que leva ao desgaste do solo - e empregam técnicas menos agressivas.
Portanto, infere-se que a agricultura familiar é de vital importância para o País, tendo em vista os benefícios econômicos e ambientais trazidos por ela. Desse modo, é necessário que o Governo Federal ofereça incentivos fiscais a esses produtores, afim de contribuir para o desenvolvimento e expansão dessa atividade, bem como cabe ao Ministério do Meio Ambiente sancionar medidas que estimulem a produção sustentável nas pequenas propriedades, tendo como objetivo aumentar a produção sem prejudicar ecossistemas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.