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Por fefermari
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Segundo o artigo 1.º da Constituição Federal de 1988, na República Brasileira “todo poder emana do povo, que o exerce por representantes ou diretamente”.
Desse modo, os cidadãos brasileiros possuem um importante instrumento em mãos: o voto.
Apesar de o Brasil ser reconhecido representatividade democrática, existiram vários momentos em que a participação popular nas eleições foi restringida. De modo que mulheres não tinham direito ao voto; o voto era definido por renda e até mesmo controlado por coronéis (voto do cabresto).
Visto que, nos últimos anos, pesquisas de instituições como o IDEA(Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral), apontaram que o Estado Democrático Brasileiro está em crise. Em consequência, se torna fundamental que a população se torne devidamente instruída sobre as formas de exercer sua cidadania, visando combater o analfabetismo eleitoral e situações semelhantes ao coronelismo. 
Portanto, para que as problemáticas citadas acima sejam solucionadas, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com TSE, desenvolver projetos dentro e fora das escolas para educar a comunidade brasileira sobre a importância de cumprir seu poder-dever; os processos eleitorais; e as propostas de governo apresentadas para não ser declarado o completo declínio da Democracia Brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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