É relevante abordar, primeiramente,que o século XX marcado intensamente pela crise de 1929,deixou em aberto impasses econômicos que culminaram em diferentes procuras para um novo mercado de trabalho - ambiente mais desenvolvido tecnologicamente e com alta demanda de especializações. Por analogia,a crítica machadiana e marxista ressalta a incoerência de um sistema liberal que depende em sua maioria da mão-de-obra humana. Entretanto,essa mão se torna obsoleta devido a procura de flexibilidade e exigência,revelando um descaso visível que caracteriza o mercado informal - uma vertente marcada por baixa remuneração,carga horária dobrada e ausência de amparos trabalhistas. Em suma, é perceptível que quando os direitos básicos dos indivíduos são ignorados,a essência dos direitos humanos se perde.
Paralelo a isso,vale também destacar que mediante ao cenário hodierno,marcado pela pandemia de um vírus,o COVID-19,a economia mostra-se instável,o que acaba se tornando um imbróglio para a busca de melhores oportunidades trabalhistas e de subsistência. Assim,de acordo com a modernidade líquida proposta pelo sociólogo Zygmunt Bauman nota-se que a busca por condições favoráveis se tornam uma realidade distante. Dessa forma, é imprescindível que as pessoas sejam dignificadas por todo o espaço construído por elas e que isso as tornem protagonistas de suas escolhas.
Urge,pois,que medidas sejam tomadas com o intuito de se coibir o problema discorrido. Nesse âmbito,cabe ao Ministério do Trabalho e da Economia promover medidas que aumente o número de empregos,e maiores investimentos estatais que promovam o aumento destes, garantindo assim o mínimo proposto nas constituições de cada nação.Portanto,com a devida importância dada ao ser humano,que movimenta as engrenagens capitalistas, será notório o resultado de um país não só desenvolvido economicamente mas também humanamente ,priorizando o bem-estar de todos acima de tudo,garantindo a essência dos direitos humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.