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#58084
No contexto atual a mobilidade urbana tem sido um grande alvo de discussões no dia a dia da população, essa mobilidade está associada a forma das pessoas se locomoverem nos meios urbanos. Podendo ser individual por meio dos seus automóveis ou público nos transportes coletivos como ônibus, trem, metrô, BRT e entre outros. Logo entra em discussão a crescente crise da mobilidade urbana brasileira que vem dificultando o acesso das pessoas aos lugares nos principais centros urbanos do país. Uma grande parte da população usa automóveis para se locomover diariamente, o que gera caos nas estradas e rodovias principalmente nos horários de pico.
Contudo, essa crescente da mobilidade urbana tem aumentado desde a revolução industrial brasileira que causou o êxodo rural, aumentando assim o fluxo de pessoas nas cidades brasileiras. Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) “a baixa eficiência no uso do espaço urbano em transporte, ou seja, a escolha que as pessoas fazem para se deslocar, é um dos principais aspectos que impactam a mobilidade”. Ainda que nos últimos anos as pessoas venham adotando o hábito de se locomover com bicicletas e transportes públicos o índice do fluxo de automóveis ainda é alto. Levando em consideração que com o aumento do uso do transporte público a falta de infraestrutura também aumenta consideravelmente, esse é um dos motivos da população não tomar esses transportes como definitivos e assim continuam usando seus automóveis gerando não só o engarrafamento como também a poluição do meio ambiente.
Em vista que esses problemas trazem muitas consequências para a população dificultando a vida dos trabalhadores, estudantes e qualquer outra pessoa que precise se locomover nas cidades, o Ministério do Transporte juntamente com os representantes dos Municípios devem buscar meios de diminuir o fluxo e compra de carros aumentando linhas de metrô, ônibus, e implementar BRT e entre outros nas cidades para o melhoramento da qualidade dos transportes públicos e diminuição dos impactos ambientais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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