Avatar do usuário
Por dannyalmeidw
Quantidade de postagens
#126720
Na obra "Utopia", do filósofo inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que há desafios no enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, o que dificulta a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da desigualdade social, quanto da falha governamental. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
À vista disso, vale ressaltar que a ausência governamental contribui para a persistência desse entrave. Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, "Todos são iguais perante a lei". Contudo, isso não é cumprido, visto que o governo não contribui para que esse problema seja solucionado. Logo, é inadmissível que, em uma sociedade democrática, haja tanto descaso em relação às mulheres que enfrentam esse desafio.
Além disso, a isenção midiática consiste em mais um motivo desse impasse. Consoante a Pierre Bordieu, "aquilo foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica". Todavia é possível notar que a mídia não cumpre o seu papel de divulgar tal problemática e trazer informações sobre esse assunto, ocasionando a desinformação dos cidadãos, afetando ainda mais essa falha.
Portanto, são necessárias medidas para combater esse obstáculo, pelo qual é motivado pela indiferença do poder público e pela abstenção dos meios de comunicação, que não atuam contra essa desvalorização das mulheres que atuam em áreas voltadas a cuidados, como o cuidado infantil e o cuidado com os idosos. Para isso, é necessário que o Executivo - órgão responsável pela manutenção da sociedade - invista mais em verba direcionada a campanhas. Ademais, a mídia veicular mais informações sobre esse assunto nos canais de comunicação, por intermédio de propagandas e campanhas, de modo que as pessoas tenham conhecimento sobre esse assunto. Somente assim, poderá ser visto um Brasil que segue para o cumprimento da premissa de More, em sua utopia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
60 Exibições
por pedroh0320
1 Respostas 
91 Exibições
por Ricard1285
8 Respostas 
377 Exibições
por ilyjjuan
1 Respostas 
63 Exibições
por gabss1000
1 Respostas 
147 Exibições
por Leoo6144
2 Respostas 
168 Exibições
por Leoo6144
0 Respostas 
113 Exibições
por eduznn
1 Respostas 
73 Exibições
por YAGOSG
0 Respostas 
239 Exibições
por meloyasmim
0 Respostas 
221 Exibições
por bagriell
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM