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Por pedroh0320
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A Constituição Federal de 1988, documento de maior importância jurídica do país, afirma, em seu quinto artigo, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, no que tange à prática, tal prerrogativa não se reverbera plenamente quando se verifica a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Logo, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram para este quadro.
Em primeira perspectiva, é fundamental ressaltar a apatia social e estatal para com o problema. Nesse sentido, historicamente, desde os tempos coloniais, a figura feminina esteve ligada aos trabalhos de cuidados domésticos que, infelizmente, eram vistos como secundários e sem valor. Por consequência, com o passar dos anos, tal pensamento mudou e a atitude brasileira remonta à frase de Simone de Beauvoir: ‘’O maior dos escândalos é que nos acostumamos a eles’’, quando se verifica a invisibilização deste trabalho tão importante.
Ademais, é fundamental ressaltar a ausência de medidas governamentais para a resolução do problema. Partindo disso, as mulheres que exercem atividade laboral relacionadas ao cuidado e assistência tendem a ficar na informalidade do trabalho, isto é, sem o direito ao gozo de direitos e benefícios. Tal conjuntura, remete ao livro de Gilberto Dimenstein, o Cidadão de Papel, o qual afirma que a legislação brasileira não se manifesta além da teoria.
Depreende-se, portanto, a superação destes obstáculos. Para isso, é fundamental que o Ministério do Trabalho, por subsídios liberados pelo Tribunal de Contas, construa e amplie secretarias municipais de trabalho e centros de ajuda social a fim de formalizar e dar assistências às mulheres que exercem trabalho de cuidado. Assim, garantir-se-á uma sociedade justa, livre e igualitária como na Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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