Em primeira análise, é essencial analisar a ausência de medidas governamentais para combater a intolerância ao aborto no país. De acordo com o Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, porém, esse preceito não é concretizado na sociedade, uma consequência dessa negligência, visto que, um doador de órgão tem mais autonomia sobre o seu próprio corpo, ao contrário de uma mulher grávida que deseja interromper sua gestação. Dessa forma, fica claro que, a sociedade, com urgência, precisam mudar o seu posicionamento diante o impasse.
Sob essa perspectiva, é importante lembrar do Contrato Social, conceito trabalhado pelo filósofo inglês John Locke, segundo o qual os indivíduos cedem a sua confiança ao Estado, que por outro lado, deve garantir os direitos básicos à eles. No entanto, no País, tal contrato é diretamente quebrado na medida em que o estado não toma medidas efetivas para combater esse obstáculo, e principalmente, não se posiciona diante os direitos legais das mulheres. Sob esse viés, embora a DUDH garanta que todos são iguais em dignidades e direitos, o segmento estatal está distante dessa prática.
Sendo assim, medidas devem ser tomadas para combater as questões enfrentadas no País. Para isso, o Governo, ao qual é responsável pelo bem-estar dos cidadãos, em parceria com o Ministério da Saúde, deve financiar projetos que visem orientar as gestantes sobre os seus direitos. Isso deve ocorrer por meio de palestras educacionais sobre o aborto, e propagandas em emissoras televista, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados. Assim, o cenário visto por Platão, será, finalmente, atenuado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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