Em primeiro plano, deve-se pensar na desigualdade social, visto que é uma das principais causas desse oculto cenário. O contexto da marginalização e da periferização na sociedade é fruto de um processo completamente histórico, porque durante o processo de urbanização das cidades já existiam casos como trabalho infantil, prova disso, foi o contexto da Revolução Industrial. Nesta lógica, o trabalho é muito importante para a vida das famílias a margem do corpo social, muitas crianças começam a trabalhar desde cedo. Por isso, o Estado deve intervir com ações eficazes para ajudar essas famílias, principalmente em torno da educação destes jovens.
Ademais, outro motivo para a intensificação do entrave é a omissão governamental, cujo está bastante evidente na sociedade brasileira. Segundo o filósofo Hegel, '’O Estado é o pai da sociedade e cabe a esse zelar pelos seus filhos’’. De acordo com essa citação, é evidente que tal afirmação não acontece na realidade, pois o Estado não se preocupa com sua população, principalmente pelos menores, mesmo tendo em nota a grave situação dos seus problemas. Exemplo disso, são os altos índices de casos, no nordeste brasileiro, de trabalho infantil. Desta forma, intervir o diálogo e a ética dos valores humanos independentes da sua circunstância é muito importante para que as crianças possam sair dessa triste realidade.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o empecilho. Por tudo isso, cabe ao Ministério dos Diretos Humanos - órgão que compõem o gabinete executivo do Governo - fiscalizar a relação de trabalho exercido pelas crianças, além de promover mecanismos de proteção para elas. Tal ação acontecerá por meio de um projeto de leis levadas à câmara. Logo, espera-se com essa medida a erradicação e o combate do trabalho infantil na sociedade brasileira, assim revertendo o cenário da obra ‘’10 centavos’’.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada