Avatar do usuário
Por diogors100
Quantidade de postagens
#120957
O curta 10 centavos retrata o cotidiano de um menino, que precisa trabalhar em prol da sobrevivência de sua família. A obra, mesmo sendo fictícia, não está distante da realidade contemporânea do Brasil, pois infelizmente, muitas crianças são obrigadas a trabalhar desde jovem para ajudar seus familiares. Deste modo, faz-se urgente analisar essa problemática, cujas principais causas são a desigualdade social e a omissão governamental.
Em primeiro plano, deve-se pensar na desigualdade social, visto que é uma das principais causas desse oculto cenário. O contexto da marginalização e da periferização na sociedade é fruto de um processo completamente histórico, porque durante o processo de urbanização das cidades já existiam casos como trabalho infantil, prova disso, foi o contexto da Revolução Industrial. Nesta lógica, o trabalho é muito importante para a vida das famílias a margem do corpo social, muitas crianças começam a trabalhar desde cedo. Por isso, o Estado deve intervir com ações eficazes para ajudar essas famílias, principalmente em torno da educação destes jovens.
Ademais, outro motivo para a intensificação do entrave é a omissão governamental, cujo está bastante evidente na sociedade brasileira. Segundo o filósofo Hegel, '’O Estado é o pai da sociedade e cabe a esse zelar pelos seus filhos’’. De acordo com essa citação, é evidente que tal afirmação não acontece na realidade, pois o Estado não se preocupa com sua população, principalmente pelos menores, mesmo tendo em nota a grave situação dos seus problemas. Exemplo disso, são os altos índices de casos, no nordeste brasileiro, de trabalho infantil. Desta forma, intervir o diálogo e a ética dos valores humanos independentes da sua circunstância é muito importante para que as crianças possam sair dessa triste realidade.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o empecilho. Por tudo isso, cabe ao Ministério dos Diretos Humanos - órgão que compõem o gabinete executivo do Governo - fiscalizar a relação de trabalho exercido pelas crianças, além de promover mecanismos de proteção para elas. Tal ação acontecerá por meio de um projeto de leis levadas à câmara. Logo, espera-se com essa medida a erradicação e o combate do trabalho infantil na sociedade brasileira, assim revertendo o cenário da obra ‘’10 centavos’’.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
72 Exibições
por Flamengooo
0 Respostas 
187 Exibições
por mariacla1243
0 Respostas 
209 Exibições
por Hanyerya65
Combate a baixa vacinação infantil no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
2 Respostas 
177 Exibições
por Casey12
0 Respostas 
121 Exibições
por gelogelado
0 Respostas 
84 Exibições
por kaio1951
0 Respostas 
146 Exibições
por laleska
0 Respostas 
185 Exibições
por leeeee
Combate à pornografia infantil
por LorenaS    - In: Outros temas
0 Respostas 
168 Exibições
por LorenaS
0 Respostas 
44 Exibições
por Barbosa284

elloysa - Sua introdução apresen[…]

Durante a Revolução Industrial, houv[…]

besourokafka , Nayanne pode corrigir minha red[…]

Os bancos na era digital

Por favor podem me dá uma nota, faz tempo q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM