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Por Lindayasmin
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:cry: Na obra "espírito das leis", Montesquieu enfatizou que, é preciso analisar as relações sociais existentes em um povo para, assim, aplicar as diretrizes legais e abonar o progresso coletivo. No entanto, ao observar o crescimento da carência entre o desperdiçamento de alimentos e a incerteza alimentar do Estado, certifica-se que a teoria do filósofo diverge com a realidade tupiniquim contemporânea. Uma vez que ocorre escassez de alimentos e perda de fonte de renda, fato o qual impede a ascensão do Estado brasileiro. Com efeito, é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e sociopolíticos como pilares essenciais da chaga.

À luz dessa perspectiva, é importante aprofundar, antes de tudo, o fator grupal. Conforme Junger Habermas, a razão comunicativa, ou seja, o diálogo constitui uma etapa fundamental no desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito da insegurança alimentar e o aumento da miséria, em setores escolares e familiares, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona mortes por conta da falta de nutrientes que um ser humano precisa, e a escassez de empregabilidade brasileira. Destarte, discorrer criticamente sobre a problemática é o primeiro passo para a legitimação do progresso sociocultural Habermasseano.

Além disso, o ângulo constitucional merece destaque. Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. A expansão da carestia entre o desperdício e a incerteza alimentar brasileira, entretanto, contrata a concepção do pensador na medida em que ocorre a diminuição da qualidade de vida. Dessa forma, com o fito de dirimir o revés, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes.

Logo, o ministério das comunicações, por intermédio da coparticipação de canais televisivos, deverá elucidar o assunto mediante ao Congresso Nacional. Com o objetivo de mostrar as principais consequências sociais do problema e, mais detalhadamente, apresentar uma visão crítica e orientar os espectadores a respeito do tal. Essa ação visa mitigar, também, as falhas legislativas. Desse modo, com a deliberação proposta por Habermas e a justiça apresentada por Rousseau, a sociedade brasileira terá o progresso coletivo concretizado, como teorizou Montesquieu.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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