Diante dessa conjuntura, vale salientar que o uso de energias finitas causa desdobramentos adversos na natureza. Nesse sentido, conforme levantamentos da Universidade de São Paulo (USP), o aquecimento global, evento que compromete a vida terrestre, tem se intensificado nos últimos anos, e, para especialistas da instituição, o petróleo atua como um fortíssimo agente causador desse infeliz cenário para o meio ambiente. Destarte, é indubitável a influência prejudicial do chamado "ouro negro", principal fonte de energia não-renovável brasileira, na fomentação de desastres ambientais como esse.
Ademais, é-se fundamental, também, analisar o efeito nocivo socioeconomicamente gerado pela utilização de recursos energéticos opostos a renovação. Sob esse prisma, relatórios da Agência Internacional de Energia (AIE), apontam um atraso socioeconômico do Brasil em relação a outros países do mundo por ainda utilizar predominantemente fontes energéticas não-renováveis. Nessa lógica, é possível justificar esse fato porque ainda conforme a AIE, atualmente as energias naturais são mais baratas, o que interessa as nações globais. No entanto, elas são menos utilizadas nacionalmente, o que impede o seu acesso e democratização, impactando negativamente em questões sociais e econômicas na União.
Portanto, medidas estratégicas urgem ser tomadas. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal, juntamente ao Ministério da Educação (MEC), por meio da implementação de oficinas nas escolas de ensino médio, trazer os alunos e os seus responsáveis fora do período de aula para dissertarem sobre os impactos ambientais e socioeconômicos do uso de energia não-renováveis no Brasil. Como efeito, espera-se o alinhamento do país com o pronunciamente de Gueterres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada