Em primeiro lugar, o meio social exerce influência significativa no uso dos cigarros eletrônicos. A afirmativa é válida, pois, o indivíduo é frequentemente pressionado a seguir um paradigma de vida imposto pela sociedade e, desse modo, muitos jovens aderem ao hábito do fumo visando a aceitação social. Isso corrobora com o conceito de 'modernidade líquida' de Zygmunt Bauman - sociólogo polonês -, que retrata a natureza volátil da sociedade contemporânea, onde é transitório o modo de viver individual. É fulcral, portanto, reconhecer o papel do 'todo' na problemática.
Em segunda instância, ressalva-se o perigo representado pelos cigarros eletrônicos para a saúde geral. Isso por conta de - como apurado pela OMS - não serem menores, apesar de negligenciados, os efeitos negativos do cigarro eletrônico em relação ao convencional, que acometem a integridade física e levam ao vício e dependência. De modo análogo, está o caso do famoso Kurt Cobain, que, estando acometido pelas drogas, retira a própria vida. Logo, é perceptível as consequências do uso dos cigarros eletrônicos e, posteriormente, a necessidade de agir contra o problema.
Torna-se de saber comum, então, a urgência de uma medida que combata a problemática. Nisso, os Ministérios da Saúde e Educação devem, a fim de mitigar o aumento do uso de cigarro eletrônicos entre jovens, conscientizar a população juvenil acerca dos perigos do consumo destes - abordando os efeitos corporais e mentais - por meio de palestras em âmbitos escolares, contando com a presença de especialistas da área. Dessa maneira, separando o cigarro eletrônico da ideia de aceitação social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.