Avatar do usuário
Por Castru
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122656
Nas clássicas propagandas de televisão era comum - visando à disseminação do ato - a interligação do fumo com o homem bem sucedido. Um fenômeno semelhante ocorre no cenário hodierno, haja vista a crescente utilização dos cigarros eletrônicos, principalmente na parcela juvenil. É necessária, então, a análise da influência da sociedade na conjuntura e os efeitos deste na saúde.

Em primeiro lugar, o meio social exerce influência significativa no uso dos cigarros eletrônicos. A afirmativa é válida, pois, o indivíduo é frequentemente pressionado a seguir um paradigma de vida imposto pela sociedade e, desse modo, muitos jovens aderem ao hábito do fumo visando a aceitação social. Isso corrobora com o conceito de 'modernidade líquida' de Zygmunt Bauman - sociólogo polonês -, que retrata a natureza volátil da sociedade contemporânea, onde é transitório o modo de viver individual. É fulcral, portanto, reconhecer o papel do 'todo' na problemática.

Em segunda instância, ressalva-se o perigo representado pelos cigarros eletrônicos para a saúde geral. Isso por conta de - como apurado pela OMS - não serem menores, apesar de negligenciados, os efeitos negativos do cigarro eletrônico em relação ao convencional, que acometem a integridade física e levam ao vício e dependência. De modo análogo, está o caso do famoso Kurt Cobain, que, estando acometido pelas drogas, retira a própria vida. Logo, é perceptível as consequências do uso dos cigarros eletrônicos e, posteriormente, a necessidade de agir contra o problema.

Torna-se de saber comum, então, a urgência de uma medida que combata a problemática. Nisso, os Ministérios da Saúde e Educação devem, a fim de mitigar o aumento do uso de cigarro eletrônicos entre jovens, conscientizar a população juvenil acerca dos perigos do consumo destes - abordando os efeitos corporais e mentais - por meio de palestras em âmbitos escolares, contando com a presença de especialistas da área. Dessa maneira, separando o cigarro eletrônico da ideia de aceitação social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Peverton
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122891
Gostei bastante da redação. Só argumentaria mais nos parágrafos de desenvolvimento. Está no caminho certo!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
188 Exibições
por jayanifrotah
1 Respostas 
107 Exibições
por Johann
0 Respostas 
98 Exibições
por jainantunes
8 Respostas 
257 Exibições
por Natanael123
0 Respostas 
73 Exibições
por camilaxxhs
0 Respostas 
61 Exibições
por Anaritaaoff
1 Respostas 
297 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
49 Exibições
por enzoleonam
0 Respostas 
64 Exibições
por Isaaa3
1 Respostas 
98 Exibições
por maydutra

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM