Diante desse cenário, o rascismo estrutural atua como mais um imbróglio a questão. Assim gerando transtornos psicológicos ao jogador, como ansiedade e depressão. Além disso, no decorrer da colonização, pessoas negras sofreram sucessivamente com a superioridade da raça branca, o que originou o significativo preconceito e racismo, que se perpétua até os dias de hoje.
Ademais, a impunidade judicial contribui ainda mais com esses tipos de situações, provocando um grande conforto para essas pessoas continuarem comentendo crimes. Dessa forma atitudes como essas não devem ser tratadas com negligência, pois aumentará a normalização da prática. Desta maneira, a CBF negligente, deveria contribuir com punições rígidas, como proibições das torcidas nos jogos e a prisão dos envolvidos nessa prática. A fim de erradicar o rascimo no futebol é a discriminação aos jogadores.
Portanto, cabe aos operadores do direito desportivo as punições para tais crimes racistas. Diante disso, ensejo também a população sair de seu inculto e perceber que claramente somos todos iguais. Por isso, com o cumprimento das punições devidas, diminuirá tais atitudes criminosas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.