Convém ressaltar, inicialmente, a omissão do Poder Público no que tange à implantação de políticas exequíveis relativas a inserção de indivíduos de diferentes faixas etárias do mercado. Assim, o geógrafo Milton Santos afirma que o Brasil vive um cenário de cidadanias mutiladas em que prerrogativas previstas na Constituição não são consubstanciadas na prática. Consoante a esse pensamento, o governo brasileiro falha na missão de garantir as condições necessárias para que as pessoas, independentemente de sua idade, consigam atuar profissionalmente, uma vez que, infelizmente, é notável a exclusão de indivíduos, julgados menos aptos ou competentes em função de sua idade.
Outrossim, analisa-se que a falta de informações por parte do cidadãos colabora para a perpetuação do problema. Nesse sentido, segundo o filósofo Immanuel Kant, a ausência de saberes configura um estado de "menoridade", no qual os indivíduos não possuem autonomia para agir individualmente. Sob essa ótica, muitos brasileiros desconhecem seus direitos e os meios para conseguir emprego de forma justa. Consequentemente, se tornam incapazes de buscar a posse da garantia de trabalho à qualquer cidadão, presente na Lei.
Portanto, é fundamental o enfrentamento aos preconceitos relacionados ao etarismo no mercado de trabalho no Brasil. Dessa forma, cabe ao Ministério do Trabalho – maior órgão responsável por ações relativas a legislação e regulação das relações trabalhistas no país –, por meio de parcerias com a iniciativa privada, ofertar incentivos financeiros às empresas e organizações que incluam em seu quadro de funcionários pessoas com 50 anos ou mais, visando solucionar o problema do mal desenvolvimento socioeducacional, bem como da postura omissa do Estado. Assim, se adotadas as medidas supracitadas, o ideal de Jessé Souza deixará de ser uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.