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Por milamoraiss
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Na obra "Utopia" de Thomas More, é retratada uma sociedade que padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea brasileira é o oposto do que o autor prega, uma vez que o preconceito ligado à pessoas mais velhas ainda se faz presente na sociedade. Esse cenário é fruto tanto de estereótipos negativos, quanto de negligência estatal, tornando-se fundamental a discussão desses aspectos.

De início, é notório destacar os estereótipos como promotores do problema. Na cultura japonesa, o idoso é reverenciado e valorizado pela sua experiência de vida, sendo um símbolo de sabedoria. Entretanto, a sociedade brasileira prefere ver a idade avançada como um fator negativo, levando a tratamento injusto, exclusão social, estereótipos depressiativos e a tratamento desrespeitoso.

Ademais, é fundamental pontuar que essa problemativa deriva da baixa atuação dos setores governamentais que caibam tais recorrências. O etarismo é prejudicial para a sociedade como um todo, pois impede a participação ativa dessas pessoas mais velhas, além de limitar e negar oportunidades e direitos em espaços públicos, mercado de trabalho, etc. Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Descarte, com o intuito de mitigar essa problemática, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério dos Direitos Humanos junto da Mídia, seja revestido em aços que conscientize a população sobre a importância da pessoa idosa ativa na sociedade. Assim, a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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