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Por Cahferner
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Na época da ditadura militar, o futebol foi um dos únicos esportes que se polarizou pela igualdade e pela democracia, a principal origem do esporte é unir e lutar pela igualdade entre os indivíduos. No entanto, no contexto hodierno, uma das maiores práticas de injúria racial é praticado pelos times adversários, isso ocorre, pelo racismo estrutural e pela negligência estatal em combater esse ato no campo.
Nesse cenário, é crucial debater as consequências da injúria racial que está impregnada na sociedade. Nesse sentido, o racismo presente no campo de futebol representa as consequências do racismo estrutural, desta forma, os séculos de escravidão presente no passado, normalizou diversos comportamentos, mesmo que pelo estado seja uma violação do artigo penal, comportamentos racistas estão sendo reproduzidos principalmente no campo de futebol. Acerca disso, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, cunhou o termo “instituição zumbi” para denunciar instituições que, ainda mantém a sua essência mas perderam a sua função social. Sob essa ótica, tal crítica pode ser associada as instituições de futebol, uma delas é a copa, que permitem a anos consecutivos os ataques racistas que são disseminados aos jogadores brasileiros, e não tomam nenhuma medida para combater tal comportamento. Assim, quando medidas não forem tomadas a sociedade ficará à mercê de ataques de injúria racial.
É válido discorrer, outrossim, acerca da inoperância estatal como um fator coadjuvante que potencializa o racismo no futebol. Sendo assim, Percebe-se que o futebol também é incluído no meio da política, no Brasil o futebol tem uma temática social, desta forma, é dever do estado combater os ataques que os jogadores estão sofrendo pelas torcidas rivais. A exemplo disso foi o caso que ocorreu em 2020 no brasil, jogadores brasileiros incluindo o Neymar foram vítimas de ataques verbal pelo time adversário, perante essa situação os jogadores se negaram a continuar a partida, esse ato de protesto contra o racismo presente no futebol, marcou o ano de 2020. Além disso, mesmo com protesto contra o racismo, ele continua sendo disseminado, o caso já entrou no meio político para ser resolvido. Por fim, é indiscutível que o estado deve tomar medidas para combater tal ato.
Observa-se, portanto, que a injúria racial e a ausência de medidas estatal potencializam as dificuldades para combater o racismo no meio do futebol. Dessa forma, cabe ao Estado- responsável por garantir direitos indispensáveis para sociedade- criar campanhas em parceria com as mídias digitais, tais ações, que devem ser realizadas por meio de campanhas informativas e multas aplicadas pelos ataques racistas, com a finalidade de induzir a população que o racismo estrutural está presente no campo e que ele deve ser combatido, assim, com essas medidas, poder-se-á combater essa problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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