Avatar do usuário
Por Bruno36445
Quantidade de postagens
#117707
Os versos do seguinte poema de Carlos Drummond de Andrade: “No meio do meu caminho tinha uma pedra/ Tinha uma pedra no meu caminho”, podem sem relacionados metaforicamente com os problemas enfrentados pelos indivíduos que não possuem o registro de seu nascimento e que perambulam pelas cidades ao redor do Brasil. A relação entre o poema e o problema ocorre, pois nos versos o eu-lírico expõe que em seu caminho há uma pedra que o impede de seguir em frente, e que, portanto, compara-se com o empecilho social gerado pela falta de documentação básica da população, e consequentemente uma pausa no desenvolvimento da sociedade brasileira. Logo, torna-se necessário que medidas sejam tomadas a fim de mitigar a invisibilidade de pessoas que não possuem documentos básicos, e assim incluí-las na sociedade.
Nessa perspectiva, é importante destacar que o indivíduo sem a posse de sua certidão de nascimento é impedido de entrar em uma instituição de ensino. Acerca disso, a pessoa que não possuir seus documentos é excluída do acesso a serviços educacionais, tal como a escola, pois sem a documentação necessária não poderá se matricular em nenhuma unidade de educação básica. Desse modo, sem o acesso à educação, o ser humano é impossibilitado de criar vínculos cruciais além de não desenvolver habilidades fundamentais para o sua preparação profissional, e conforme o Nelson Mandela, pai da moderna nação sul-africana e líder do movimento contra o regime Apartheid: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’’.
Convém mencionar ainda que, pessoas separadas dos documentos essenciais, estão fadadas a limitações de diversos benefícios, pois com a ausência da certidão de nascimento, o indivíduo é considerado inexistente para o Estado. Essa situação de negligência por parte do governo fere diretamente o Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”, dado que a ausência da documentação causa uma diferenciação entre as pessoas, onde parcela consegue usufruir de seus direitos e outra não. Dessa forma, é evidente que pessoas sem identificação não usufruem de seus benefícios e não são notadas pelo Estado.
Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania fomentar a documentação das pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da criação de programas de assistência social em regiões periféricas, que possibilite a criação do registro de nascimento para as pessoas que não conseguiram emiti-lo anteriormente. Ademais, cabe ao Estado criar campanhas que possibilitem a disseminação de informação clara e objetiva para as pessoas, e com isso alertá-las sobre os riscos de não possuírem o registro de nascimento. Assim, os brasileiros terão seus direitos assegurados, e com isso, uma vida digna, justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Bruno36445
Quantidade de postagens
#117708
Gostaria que alguém analisasse a minha redação.
Escrevi essa redação em uma atividade que meu professor me passou, onde tive que corrigir uma redação cheia de erros e reescrevê-la com as mudanças que eu fiz.

Obrigado desde já!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
539 Exibições
por mariaeduda
0 Respostas 
101 Exibições
por Wagner1229
0 Respostas 
101 Exibições
por Luizi2203
1 Respostas 
206 Exibições
por Vitorialsx
0 Respostas 
303 Exibições
por Deboralluna
0 Respostas 
1846 Exibições
por anajulia2908
0 Respostas 
842 Exibições
por anajulia2908
0 Respostas 
126 Exibições
por Carraro
0 Respostas 
291 Exibições
por Amand09
0 Respostas 
1075 Exibições
por ruanbasseda
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM