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Por ysasantos
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#117604
Chimamanda Adichie afirma que a mudança do “status quo” — o estado das coisas — é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se tal dificuldade de mudança na cultura da automedicação existente no Brasil, que é um hábito praticado pelos brasileiros de modo irresponsável, já que o uso de remédios indiscriminadamente pode acarretar prejuízos à saúde. Com isso, observa-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de informações e do pensamento coletivo.
Em primeira análise, a carência de conhecimento é um desafio presente em questão. Para Hipátia de Alexandria, “compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além“. No entanto, há um hiato na compreensão sobre os perigos da automedicação por grande parte da população, visto que com a desinformação alguns indivíduos não sabem as consequências que se medicar por conta própria pode causar no seu organismo, como a resistência bacteriana devido a utilização incorreta de antibióticos. Assim, para superar o problema, como explicou a pensadora grega, é preciso conhecimento.
Além disso, o pensamento coletivo ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Marilena Chauí afirma que “os animais são seres naturais; os humanos seres culturais”. Sob esse viés, é observado que no Brasil há um forte costume de pessoas recomendarem uma às outras fármacos mesmo sem serem profissionais capacitados para essa função. E isso, é um hábito enraizado na cultura do país e traz diversos malefícios para a sociedade, como a fármacodependência. Logo, é necessário agir sobre tal aspecto sociocultural para resolver esse obstáculo.
Portanto, tais entraves precisam ser solucionadas. Para isso, o Sistema Único de Saúde deve disponibilizar informativos para a comunidade acerca dos danos que tomar medicações sem a prescrição de um doutor pode acarretar no indivíduo. Esse ato deve ser realizado por meio de publicações no site do SUS, e serem escritas por médicos e farmacêuticos, a fim de reverter a ausência de informações para o povo. Tal ação pode, ainda, conter a divulgação dos informativos em canais de televisão como a Globo e o SBT. Paralelamente é preciso intervir sobre o pensamento coletivo presente no revés. Dessa forma, será possível mudar o estado das coisas, mesmo que de maneira penosa, como defende Adichie.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por OlrenBeat
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#117608
NOTA FINAL 880!
Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você demonstrou um bom repertório sociocultural ao citar as pensadoras Hipátia de Alexandria e Marilena Chauí.

No entanto, é importante que você tome cuidado com a construção das suas frases para evitar ambiguidades ou falta de clareza na comunicação da sua ideia. Por exemplo: "Com isso, observa-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de informações e do pensamento coletivo." Nesse trecho não fica claro qual é o problema consolidado — se é a automedicação ou a falta de informação/pensamento coletivo.

Além disso, seria interessante que você tivesse explorado mais profundamente os argumentos utilizados no seu texto. Você menciona alguns malefícios da automedicação (como resistência bacteriana), mas poderia ter explicado melhor como esses problemas afetam diretamente a saúde dos indivíduos e também o sistema público de saúde.

Por fim, sua proposta de intervenção foi adequada aos critérios exigidos pelo Enem. No entanto, seria interessante que você tivesse detalhado mais sobre como essa campanha informativa seria realizada (por exemplo: quem seriam os responsáveis pela criação desses informativos? Como eles seriam divulgados?).

Em resumo, sua redação apresentou bons pontos positivos quanto à estrutura textual e repertório sociocultural utilizado. Entretanto há aspectos que precisam ser trabalhados para torná-la ainda melhor!

Sua redação possui 12 desvios!
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