Em primeira análise, a carência de conhecimento é um desafio presente em questão. Para Hipátia de Alexandria, “compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além“. No entanto, há um hiato na compreensão sobre os perigos da automedicação por grande parte da população, visto que com a desinformação alguns indivíduos não sabem as consequências que se medicar por conta própria pode causar no seu organismo, como a resistência bacteriana devido a utilização incorreta de antibióticos. Assim, para superar o problema, como explicou a pensadora grega, é preciso conhecimento.
Além disso, o pensamento coletivo ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Marilena Chauí afirma que “os animais são seres naturais; os humanos seres culturais”. Sob esse viés, é observado que no Brasil há um forte costume de pessoas recomendarem uma às outras fármacos mesmo sem serem profissionais capacitados para essa função. E isso, é um hábito enraizado na cultura do país e traz diversos malefícios para a sociedade, como a fármacodependência. Logo, é necessário agir sobre tal aspecto sociocultural para resolver esse obstáculo.
Portanto, tais entraves precisam ser solucionadas. Para isso, o Sistema Único de Saúde deve disponibilizar informativos para a comunidade acerca dos danos que tomar medicações sem a prescrição de um doutor pode acarretar no indivíduo. Esse ato deve ser realizado por meio de publicações no site do SUS, e serem escritas por médicos e farmacêuticos, a fim de reverter a ausência de informações para o povo. Tal ação pode, ainda, conter a divulgação dos informativos em canais de televisão como a Globo e o SBT. Paralelamente é preciso intervir sobre o pensamento coletivo presente no revés. Dessa forma, será possível mudar o estado das coisas, mesmo que de maneira penosa, como defende Adichie.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.