Avatar do usuário
Por alafcarvalho
Quantidade de postagens
#117554
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6°, o direito ao trabalho. No entanto, tal prerrogativa legal não tem se reverberado com ênfase na prática, uma vez que são visíveis os inúmeros impactos causados pelo desemprego na qualidade de vida dos brasileiros, dentre as principais consequências desse entrave, destaca-se o aumento de problemas psicológicos na população, além do agravamento da desigualdade social.
Diante desse cenário, evidência-se que apesar de relevante, a relação entre desemprego e saúde mental ainda tem sido insuficienteme discutida. Nesse sentido, dados da pesquisa "Impactos do desemprego" de 2017 conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apontam que 59% dos desempregados se sentem deprimidos, 63% estressados e 62% angustiados. Sendo assim, a ausência do trabalho somado aos problemas financeiros impostos nessa situação pode impactar diretamente as emoções da sociedade causando frustração, insegurança e sentimentos de impotência nos indivíduos desempregados.
Ademais, percebe-se que a falta de ocupação profissional afeta diretamente a economia brasileira, intensificando a desigualdade social. De acordo com o professor Marcelo Neri, economista brasileiro, a redução de renda dos ocupados por hora, devido à aceleração do desemprego e da redução das jornadas de trabalho, também está entre as causas da perda de renda entre os mais pobres. Nesse viés, a diminuição da renda, pode levar o indivíduo a migrar de uma classe social para outra, contribuindo para o aumento da falta de acesso a determinados bens ou serviços. Nessas circunstâncias, a qualidade de vida de uma pessoa é reduzida.
Portanto, indubitavelmente, são necessários medidas para reverter esse quadro. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável pela administração da saúde pública no Brasil, oferecer por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), atendimento psicológico para os brasileiros com foco nos desempregados, com a finalidade de garantir a saúde mental necessária para a inclusão deles no mercado de trabalho. Assim, os direitos previsto na Constituição serão realmente efetivados na contemporaneidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Peverton
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117592
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, (sem vírgula) em seu artigo 6°, o direito ao trabalho. No entanto, tal prerrogativa legal não tem se reverberado com ênfase (Vírgula) na prática, uma vez que são visíveis os inúmeros impactos causados pelo desemprego na qualidade de vida dos brasileiros, dentre as principais consequências desse entrave, destaca-se o aumento de problemas psicológicos na população, além do agravamento da desigualdade social.

Diante desse cenário, evidência-se (não tem acento) que apesar de relevante, a relação entre desemprego e saúde mental ainda tem sido insuficienteme (insuficiente) discutida. Nesse sentido, dados da pesquisa "Impactos do desemprego" de 2017 conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apontam que 59% (por cento-não coloque símbolo) dos desempregados se sentem deprimidos, 63% (por cento) estressados e 62% (por cento) angustiados. Sendo assim, a ausência do trabalho somado aos problemas financeiros impostos nessa situação pode impactar diretamente as emoções da sociedade causando frustração, insegurança e sentimentos de impotência nos indivíduos desempregados.

Ademais, percebe-se que a falta de ocupação profissional afeta diretamente a economia brasileira, intensificando a desigualdade social. De acordo com o professor Marcelo Neri, economista brasileiro, a redução de renda dos ocupados por hora, devido à aceleração do desemprego e da redução das jornadas de trabalho, também está entre as causas da perda de renda entre os mais pobres. Nesse viés, a diminuição da renda, (retira a vírgula) pode levar o indivíduo a migrar de uma classe social para outra, contribuindo para o aumento da falta de acesso a determinados bens ou serviços. Nessas circunstâncias, a qualidade de vida de uma pessoa é reduzida.

Portanto, indubitavelmente, são necessários medidas para reverter esse quadro. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável pela administração da saúde pública no Brasil, oferecer por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), atendimento psicológico para os brasileiros com foco nos desempregados, com a finalidade de garantir a saúde mental necessária para a inclusão deles no mercado de trabalho. Assim, os direitos previsto (previstos) na Constituição serão realmente efetivados na contemporaneidade.

Alguns erros gramaticais o que compromete a competência 1. Algumas parte ficaram incoerentes e também poderia ter argumentado mais.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
280 Exibições
por joaolazz
1 Respostas 
238 Exibições
por Sabina
0 Respostas 
115 Exibições
por Euiza15
0 Respostas 
127 Exibições
por Euiza15
0 Respostas 
82 Exibições
por Sali
0 Respostas 
200 Exibições
por raquel236329
0 Respostas 
94 Exibições
por Christyellen
0 Respostas 
138 Exibições
por juvieira
2 Respostas 
243 Exibições
por Fernando202
1 Respostas 
84 Exibições
por Sooofll

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM