Com a facilidade de comunicação e informações instantâneas e extremamente abrangentes, as pessoas entram em uma zona de conforto, compartilhando rapidamente notícias e informações simplesmente utilizando qualquer dispositivo eletrônico, sem precisar se deslocar fisicamente para que isso aconteça. Seria um fator positivo se não gerasse uma dependência exagerada de estar conectado a tais dispositivos, o que acaba distanciando as interações pessoais, bem como as próprias emoções. Além disso, a corrente de falsas informações podem dificultar o discernimento entre o “fake” e o real, trazendo consequências desastrosas.
Outro ponto a ser citado é o impacto sobre a saúde mental e o desenvolvimento pessoal, uma vez que seria necessário filtrar as informações consideradas positivas dentro dos assuntos solicitados nas pesquisas junto às mídias, pois conteúdos negativos e de origem desconhecida podem induzir a tomadas de decisões equivocadas, gerando conflitos pessoais e interpessoais. As mídias também tem o poder de agregar conhecimento, pois podem oferecer aprendizados acessíveis, democratizando a educação, desempenhando assim importante papel em questões sócio políticas.
Caminhamos para uma era cada vez mais digital, onde a influência das mídias no desempenho humano e na qualidade de vida são extremamente presentes, podendo ser benéficos ou não, e o que irá definir esses critérios é o senso crítico de cada um, seja gerenciando o tempo gasto nas mídias, bem como as plataformas selecionadas para a busca solicitada, aproveitando assim as oportunidades oferecidas e protegendo a saúde mental e o bem-estar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.