Diante desse cenário, evidência-se que apesar de relevante, a relação entre desemprego e saúde mental ainda tem sido insuficienteme discutida. Nesse sentido, dados da pesquisa "Impactos do desemprego" de 2017 conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apontam que 59% dos desempregados se sentem deprimidos, 63% estressados e 62% angustiados. Sendo assim, a ausência do trabalho somado aos problemas financeiros impostos nessa situação pode impactar diretamente as emoções da sociedade causando frustração, insegurança e sentimentos de impotência nos indivíduos desempregados.
Ademais, percebe-se que a falta de ocupação profissional afeta diretamente a economia brasileira, intensificando a desigualdade social. De acordo com o professor Marcelo Neri, economista brasileiro, a redução de renda dos ocupados por hora, devido à aceleração do desemprego e da redução das jornadas de trabalho, também está entre as causas da perda de renda entre os mais pobres. Nesse viés, a diminuição da renda, pode levar o indivíduo a migrar de uma classe social para outra, contribuindo para o aumento da falta de acesso a determinados bens ou serviços. Nessas circunstâncias, a qualidade de vida de uma pessoa é reduzida.
Portanto, indubitavelmente, são necessários medidas para reverter esse quadro. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável pela administração da saúde pública no Brasil, oferecer por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), atendimento psicológico para os brasileiros com foco nos desempregados, com a finalidade de garantir a saúde mental necessária para a inclusão deles no mercado de trabalho. Assim, os direitos previsto na Constituição serão realmente efetivados na contemporaneidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.