Diante desse cenário, é notório que a omissão do Estado amplia a problemática uma vez que falha em atuar como solucionador da discriminação de gênero, o que acaba gerando consequências econômicas e sociais, como o aumento da desigualdade e o preconceito. Segundo Thomas Hobbes, é dever do estado garantir o bem-estar da população. Entretanto, não é o que ocorre no Brasil já que, as mulheres sofrem discriminações constantemente, onde elas têm sua capacidade questionada, dificuldades de valorização no emprego e são alvos de piadas maldosas constantemente, impedindo que haja o sentimento de bem-estar. Logo é inaceitável que o Governo se mantenha omisso.
Ademais, os pensamentos antigos direcionam a população para uma estagnação social, mantendo os estereótipos criados durante a antiguidade, onde havia a ideia de que as mulheres eram menos valiosas no mercado de trabalho, perpetuando, assim, a desigualdade salarial. No livro “O Pequeno Príncipe” é retratado a busca de um menino por um lugar que o acolha de forma plena, demonstrando as suas desilusões ao longo da narrativa. Nesse contexto, ao longo da história, as mulheres sempre estiveram na busca por um lugar que as acolhesse plenamente, como por exemplo, na Revolução Francesa onde tiveram que reivindicar por igualdade de gênero e lutar contra a opressão. Contudo, assim como no conto literário, inúmeros obstáculos geraram uma desilusão. Diante disso, é preciso de mudanças sociais, para que o estigma e a necessidade de brigar por um lugar acabe.
Mediante ao exposto, é necessário que mudanças sejam feitas. O Estado em conjunto com as políticas públicas devem providenciar maior inclusão feminina no ambiente de trabalho, por meio de leis, para que haja uma proporção igualitária de mulheres e homens em uma empresas, com a finalidade de desenvolver um ambiente mais justo socialmente. Além disso, urge que o Ministério da educação e o Ministério da Cidadania desenvolvam mudanças na cultura de discriminação de gênero, por meio de mídias sociais, jornais e palestras em escola, a fim de alertar sobre as consequências do preconceito contra o sexo feminino, com o intuito de acabar com o machismo enraizados na sociedade e a desigualdade. Somente assim, a necessidade de provar pelo seu valor, como mencionado pela cantora Taylor Swift, deixará de existir.
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.