De início, é perceptível a influência dos pais na tocante inversão dos papéis, pois muitos responsáveis podem estão presenciando as ações de seus filhos e não dando a devida providência. Nesse sentido, George Simmel, sociólogo alemão, alegou que os problemas que não são cuidados com seriedade tendem a se repetir no cotidiano, denominando, assim, o comportamento blasé. Nesse perspectiva filosófica, a negligência dos pais estão tornando os alunos ais despreocupados e se dedicando cada vez menos aos estudos, o que acarreta a culpar e a xingar, os professores por não exercer seus papéis adequadamente. Diante disso, a educação que os estudantes têm em casa é determinante na persistência do impasse no Brasil.
Ademais, a sociedade tem papel determinante na permanência do empecilho em meio à nação. Nesse contexto, a escritora Marina Colasanti em sua crônica "Eu sei, mas não devia", elucida acerca de como as pessoas banalizar os problemas sociais. De maneira análoga na realidade nacional, essa tese pode ser exemplificada com a romantização e o apoio do desrespeito dos educadores em sala de aula, o que resulta em agressões verbais e não verbais que os professores sofrem diariamente.
Portanto, torna-se indiscutível a tomada de medidas para solucionar a questão da perigosa inversão de papéis em sala de aula no país. Para isso, cabe ao Ministério da educação promover campainhas, através de palestras e mídias, que conscientizem a população dos deveres da educação. Paralelamente, o Ministério da Saúde deve planejar um projeto que adiciona psicólogos nas escolas para atender alunos problemáticos. Tudo isso com o intuito de disseminar o respeito aos orientadores e promover um ambiente agradável, confortável e seguro. Por fim, com essas medidas a Nação se aproximará da sociedade da obra citada inicialmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada