Acerca dessa lógica, o ultranacionalismo tem grande impacto no tema da xenofobia. Nesse sentido, em analogia à série "The Handmaid's Tale", em que se adverte um regime totalitário e ultranacionalista nos Estado Unidos, que prega a superioridade do país, e que justifica a opressão e a violência contra minorias. Em realidade, no Brasil, essa questão é perene na sociedade brasileira prejudicando a permanência dos imigrantes, já que no contexto de hodierno é detectado o crescimento desses movimentos chauvinismos, em que se valoriza, excessivamente, a nação e cultura nesse país e dirimente dos outros. Dessa forma, esse problema é um estorvo para o nativismo aumentar, continuamente, prejudicando a vivência da parcela meteco nesse tecido civil. Diante disso, requer-se o conhecimento desse assunto nas escolas.
Além disso, a ausência de conhecimento intercultural é também um imbróglio na xenofobia. Nessa perspectiva conforme Nelson Mandela, é visto que a educação é um recurso veemente que pode ser usado para mudar o mundo. Ao seguir essa linha de pensamento, o ensino é insuficiente na questão da transcultural vigente no Brasil, já que esse país é a mistura de várias culturas religiões e raças, mas o tópico do nativismo é ordinário. Tal fato, em que a nação brasileira reflexiona as outras culturas com preconceito visto, habitualmente, levando-o a uma visão estereotipada e simplista. Portanto, os governos devem promover medidas para diminuir esse revés.
Diante do exposto, conclui-se que é necessário propor intervenções para reduzir essa problemática. Por isso, é fulcral que os Governos federais, responsável por garantir o bem-estar e o desenvolvimento do país, devem investir na educação através de palestras ou materiais didáticos que abordam a questão da compreensão de diferentes culturas, de modo a diminuir o tema da xenofobia na sociedade brasileira. Paralelamente, as ONGs voltadas para o auxílio de imigrantes devem promover a participação da população de estrangeiras na tomada de decisões políticas e sociais através de projetos sociais que visam melhorar a qualidade de vida, de modo a diminuir o preconceito sobre esses cidadãos. Assim, as consequências da Grécia Antiga não permanecerão no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada