Partindo do princípio que ataque xenofóbico é crime como está previsto no Artigo 20 da Lei 7.716/89, ainda existe um aumento significativo nesses tipo de ataque, de modo a destacar um crescimento maior após a pandemia da Covid-19. Em contexto de pandemia, o preconceito contra asiáticos teve uma atenção maior. Em um relatório divulgado pelo Stop Asian Hate, movimento que denuncia os aumentos de crime de ódio contra a comunidade, foram mais de 6 mil casos de violência entre Março de 2020 e Março de 2021.
Em relação a história, é impossível não ligar a xenofobia com a explosão do etnocentrismo nas décadas passadas. Em um cenário onde a Europa é o centro do mundo, os indivíduos dos países desenvolvidos, se sentem ameaçados por povos estrangeiros. Essa aversão a estrangeiros, contudo, é inexplicável já que até mesmo o país onde vive o xenófobo já recebeu influencia estrangeira.
A importância de artistas com maior influencia na mídia - como o grupo sul-coreano BTS conhecido por suas músicas com mensagens de positivismo e respeito - e de maior colaboração do poder público, usarem sua voz e influencia para dar mais visibilidade e lutar por essas causas contra a xenofobia através de campanhas públicas principalmente nas redes sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.