o Brasil é um dos países que mais se pratica xenofobia e racismo. Para essas duas formas há diferentes tipos de preconceitos. Na xenofobia quando um indivíduo é de determinado estado /país e vai para outro que não é o seu de origem, começa a sofrer por apelidos indesejados, brincadeiras de mal gosto, quando ocorre esse tipo de violência a pessoa tende a se deprimir, ficar depressiva ou até mesmo voltar para seu estado/país de origem. Abandonando assim o local onde vivia.
EX: Quando um nordestino vem para o sul, chamam ele de cabeça de Paraíba, comedor de palmas, burro, começam a imitar a fala dele.
Já o racismo é um pouco mais diferente. A pessoa que pratica o racismo, acredita que todo ser humano negro é a mesma coisa. Está relacionado ao estereótipo, genética, raça. Quando isso acontece geralmente a pessoa que sofreu o racismo terá problemas psicológicos, físicos e emocionais. A questão do racismo no Brasil é algo gravíssimo, onde ocorre até morte.
EX: Quando uma pessoa da cor branca chama um negro de macaco, gorila, tição.
O Brasil está muito longe de acabar com a xenofobia e com o racismo. Para que chegue nessa etapa de iniciar este fim de preconceito, é preciso que as escolas, empresas e até mesmo os próprios lares busquem meios de resolução, tenham contato de fato com essas pessoas, que haja debates, explicações com estes dois temas. É preciso trabalhar valores pessoais relacionados a estes dois grandes desafios.
Todos temos direitos e deveres iguais, independentemente da cor, raça ou até mesmo classe social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada