Mormente, é notório o desenvolvimento da educação elitista como promotora desse óbice. Nessa perspectiva, é pertinenente regastar a educação classicista do século IX, a qual era instituído um ensino integral e de alto custo, esse modelo moldou o sistema educacional atual, tendo em vista, que as escolas não proporcionam opções que alinhem uma vida profissional e escolar. Consequentemente, os estudantes se encontram sobrecarregados e acabam escolhendo abadonar a escola. Isso decoorre, segundo o pedagogo Paulo Freire, pela Pedagogia do Oprimido que apoia e mantém um status social.
Além disso, percebe-se a ideologia da subcidadania como inflenciadora do revés. Nesse tocante, de acordo com o teórico Jesse Souza, existe uma vunerabilidade vivida pelos mais pobres em que seus direitos são negligenciados pelo Estado e pela indiferença da sociedade em geral, como percebe-se perante a falta de medidas para superação da evasão escolar. Em consequência disso, evidencia-se uma sociedade em que a educação é colocada de lado devido a ausência de garantia dos direitos básicos do cidadão, o qual abadona a vida escolar em decorrência da falta de condições financeiras e sociais.
Em suma, faz-se necessária uma ação para a efetivação do acesso e da permanência nas escolas. Logo, cabe ao Ministério de Educação, em uma ação interventiva, criar escolas com maior número de vagas para aulas no período noturno, para os estudantes que precisam trabalhar, isso pode ser feito mediante às verbas públicas direcionadas à infraesturas. Outrossim, o poder legislativo deve desenvolver uma bolsa estudo para custiar as despesas básicas necessároa para o acesso educacional, esse programa proporcinária o subsídio aos alunos com frequência igual ou superior a 70%. Dessa maneira, os direitos difusos previstos pela constituição serão alcançados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada