Assim como, para a escritora brasileira "Clarice Lispector" o desejo de pertencimento já estava embutido em sua essência desde seu nascimento, existem milhares de brasileiros que sentem a mesma exaurida angústia, a de pertencer. Desse modo, há em grande parte do corpo social a vontade de está incluso, não apenas na teoria, mas também na garantia e no cumprimento de seus direitos, tal como : A isonomia do cinema em todo território nacional. Toda via, isso não ocorre já que a grande parcela do coletivo não tem condições finaceiras, ou em outros casos, por não haverem cinemas próximos a eles.
Diante desse cenário, nota-se que a desigualdade social potencializa o afastamento da população mediante a arte. Tendo isso em vista, o trecho "A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte" da música "Comida" dos Titãs, retrata o cotidiano da maioria dos brasileiros, que veem suas economias , quando ainda se possue renda, sendo utilizada somente para saciar suas necessidades básicas, à exemplo da alimentação e da moradia, já que não possuem capital suficiente para seu próprio lazer. Por conseguinte, essa grande parte da sociedade verde-amarela não consegue usufruir de seu direito basilar e infelizmente empobrece o cinema nacional, haja vista, não há filme sem o público.
Além disso, a distância geográficas desses espaços diante das comunidades dificulta a democratização do cinema nas terras Tupiniquins. Muito embora, a Constituição Federal de 1988 por meio do artigo 5° viabilize condições igualitárias entre os integrantes da sociedade brasileira, isso não acontece de fato, especialmente em regiões como norte e nordeste em que são as poucas as cidades que possuem ambientes culturais, principalmente no interior desses estados. Em contrapartida a isso estão os moradores das grandes metrópoles com grande diversidade de espaços artísticos, mas que moram distantes desses centros, em bairros periféricos por exemplo, enfrentam longas horas de trânsito até a conclusão do percuso. Destarte, não há uma realidade igualitária como foi proposta no artigo, haja vista, um mínima porcentagem do conjunto nacional sente-se pertencente ,enquanto outros , são negligenciados.
Portanto é imprescindível Que medidas sejam tomadas para que a acessibilidade do cinema torne-se realidade vigente dentro do Conjunto Nacional. Por isso o governo o governo federal deverá facilitar a inclusão dessas pessoas a esses movimentos culturais por meio da criação do cartão da Cidadania, um benefício que aplicaria descontos no preço do ingresso do cinema do cinema e de outros meios artísticos, como livrarias e circos, a fim de que a classe trabalhadora ocupe as poltronas dos cinemas. Ademais, o Ministério da Cultura deverá potencializar o contado dos grupos sociais distantes dos cinemas, por meio do projeto social "Cinema nas Ruas", uma ação que apresentaria filmes dentro das comunidades , com o objetivo de que, cada vez mais, a falta de pertencimento não esteja mais intrínseco na indentidade nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.