Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114614
Título : Pertencer é um direito humano!

Assim como, para a escritora brasileira "Clarice Lispector" o desejo de pertencimento já estava embutido em sua essência desde seu nascimento, existem milhares de brasileiros que sentem a mesma exaurida angústia, a de pertencer. Desse modo, há em grande parte do corpo social a vontade de está incluso, não apenas na teoria, mas também na garantia e no cumprimento de seus direitos, tal como : A isonomia do cinema em todo território nacional. Toda via, isso não ocorre já que a grande parcela do coletivo não tem condições finaceiras, ou em outros casos, por não haverem cinemas próximos a eles.

Diante desse cenário, nota-se que a desigualdade social potencializa o afastamento da população mediante a arte. Tendo isso em vista, o trecho "A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte" da música "Comida" dos Titãs, retrata o cotidiano da maioria dos brasileiros, que veem suas economias , quando ainda se possue renda, sendo utilizada somente para saciar suas necessidades básicas, à exemplo da alimentação e da moradia, já que não possuem capital suficiente para seu próprio lazer. Por conseguinte, essa grande parte da sociedade verde-amarela não consegue usufruir de seu direito basilar e infelizmente empobrece o cinema nacional, haja vista, não há filme sem o público.

Além disso, a distância geográficas desses espaços diante das comunidades dificulta a democratização do cinema nas terras Tupiniquins. Muito embora, a Constituição Federal de 1988 por meio do artigo 5° viabilize condições igualitárias entre os integrantes da sociedade brasileira, isso não acontece de fato, especialmente em regiões como norte e nordeste em que são as poucas as cidades que possuem ambientes culturais, principalmente no interior desses estados. Em contrapartida a isso estão os moradores das grandes metrópoles com grande diversidade de espaços artísticos, mas que moram distantes desses centros, em bairros periféricos por exemplo, enfrentam longas horas de trânsito até a conclusão do percuso. Destarte, não há uma realidade igualitária como foi proposta no artigo, haja vista, um mínima porcentagem do conjunto nacional sente-se pertencente ,enquanto outros , são negligenciados.

Portanto é imprescindível Que medidas sejam tomadas para que a acessibilidade do cinema torne-se realidade vigente dentro do Conjunto Nacional. Por isso o governo o governo federal deverá facilitar a inclusão dessas pessoas a esses movimentos culturais por meio da criação do cartão da Cidadania, um benefício que aplicaria descontos no preço do ingresso do cinema do cinema e de outros meios artísticos, como livrarias e circos, a fim de que a classe trabalhadora ocupe as poltronas dos cinemas. Ademais, o Ministério da Cultura deverá potencializar o contado dos grupos sociais distantes dos cinemas, por meio do projeto social "Cinema nas Ruas", uma ação que apresentaria filmes dentro das comunidades , com o objetivo de que, cada vez mais, a falta de pertencimento não esteja mais intrínseco na indentidade nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por outsiderXXX
Quantidade de postagens
#114956
claro, n sei usar isso aqui, n sei se meus critérios estão apertados demais, mas tendo ser criterioso nos treinos/pratica pra poder ir mais longe

analise da intro:
Assim como, para a escritora brasileira "Clarice Lispector" o desejo de pertencimento já estava embutido em sua essência desde seu nascimento, existem milhares de brasileiros que sentem a mesma exaurida angústia, a de pertencer. Desse modo, há em grande parte do corpo social a vontade de está incluso, não apenas na teoria, mas também na garantia e no cumprimento de seus direitos, tal como : A isonomia do cinema em todo território nacional. Toda via, isso não ocorre já que a grande parcela do coletivo não tem condições finaceiras, ou em outros casos, por não haverem cinemas próximos a eles.

a citação parece muito oportuna, mas a adjetivação(exaurida angustia) parece não ser coerente, pois se uma angustia está exaurida significa que ela está atenuada, diminuída, ou seja, que a angustia não é grande, e acredito que a sua intensão era o oposto disso, certo?

além disso, a colocação como "isonomia do cinema", na quarta linha, também não parece coerente, já que o cinema é um desdobramento da cultura, talvez fosse mais adequado explicar/relacionar por este caminho

sobre a tese, ela está clara, apesar de me parecer um pouco problemática como foi exposta, mas é possível entender seu ponto(que é válido)

por esses motivos, sobretudo a inconsistência semântica, dei 60% da nota na competência de normal culta(1)

agora o D1:
Diante desse cenário, nota-se que a desigualdade social potencializa o afastamento da população mediante a arte. Tendo isso em vista, o trecho "A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte" da música "Comida" dos Titãs, retrata o cotidiano da maioria dos brasileiros, que veem suas economias , quando ainda se possue renda, sendo utilizada somente para saciar suas necessidades básicas, à exemplo da alimentação e da moradia, já que não possuem capital suficiente para seu próprio lazer. Por conseguinte, essa grande parte da sociedade verde-amarela não consegue usufruir de seu direito basilar e infelizmente empobrece o cinema nacional, haja vista, não há filme sem o público.

voce selecionou uma citação muito pertinente da cultura popular(musica dos titãs) mas a tese para introduzir essa referencia também não parece adequada, apesar de ser possível entender seu objetivo comunicativo em fazer isso

no trecho(...)quando ainda se possue(...) a concordância não está adequada, mas sem prejuízo da semântica, isso me fez reforçar os 60% da competência 1

existem mais algumas ocorrências de desvio semântico(na minha opinião, não sou profissional), especialmente quando vc considerou basilar o direito ao cinema, talvez essa colocação coubesse se vc falasse que o acesso a cultura é basilar, por isso minha critica

vamos ao D2
Além disso, a distância geográficas desses espaços diante das comunidades dificulta a democratização do cinema nas terras Tupiniquins. Muito embora, a Constituição Federal de 1988 por meio do artigo 5° viabilize condições igualitárias entre os integrantes da sociedade brasileira, isso não acontece de fato, especialmente em regiões como norte e nordeste em que são as poucas as cidades que possuem ambientes culturais, principalmente no interior desses estados. Em contrapartida a isso estão os moradores das grandes metrópoles com grande diversidade de espaços artísticos, mas que moram distantes desses centros, em bairros periféricos por exemplo, enfrentam longas horas de trânsito até a conclusão do percuso. Destarte, não há uma realidade igualitária como foi proposta no artigo, haja vista, um mínima porcentagem do conjunto nacional sente-se pertencente ,enquanto outros , são negligenciados.

eu não achei a citação da constituição adequada, acho que ela pode ser usada na intro como algo mais genérico e amplo para ser explorado com referencias mais diretas e claras, voce fez isso muito bem no D1 mas aqui, ao menos na minha opinião, não foi uma boa escolha

alem disso, falar que nao há grandes centros urbanos no nordeste é uma falácia, pois foi la que as primeiras universidades do país foram criadas, no século 19 ainda(Bahia e Pernambuco)

mas a referencia sobre a discrepância de periferia x centro é um argumento consistente e foi parcialmente explorado no fim do fragmento
neste fragmento:
(...) a distância geográficas desses espaços diante das comunidades dificulta(...) há novamente erro de concordância, corroborando 60% na competência 1

vamos para a conclusão agora:

Portanto é imprescindível Que medidas sejam tomadas para que a acessibilidade do cinema torne-se realidade vigente dentro do Conjunto Nacional. Por isso o governo o governo federal deverá facilitar a inclusão dessas pessoas a esses movimentos culturais por meio da criação do cartão da Cidadania, um benefício que aplicaria descontos no preço do ingresso do cinema do cinema e de outros meios artísticos, como livrarias e circos, a fim de que a classe trabalhadora ocupe as poltronas dos cinemas. Ademais, o Ministério da Cultura deverá potencializar o contado dos grupos sociais distantes dos cinemas, por meio do projeto social "Cinema nas Ruas", uma ação que apresentaria filmes dentro das comunidades , com o objetivo de que, cada vez mais, a falta de pertencimento não esteja mais intrínseco na indentidade nacional.

não houve síntese dos argumentos, encadeamento lógico dos D1 e D2, na tese conclusiva, esta foi algo genérico e amplo, que talvez funcionasse bem se fosse utilizada como ponto de partida em uma introdução, na conclusão é interessante puxar os D1 e D2 e relaciona-los para chegar a uma conclusão que derive dos dois, por ex nessa situação:
D1 - todo homem é mortal
D2 - Sócrates é um homem
Conclusão - Sócrates é mortal

sobre a competência 1, cito o seguinte fragmento:
(...) para que a acessibilidade do cinema(...) a preposição " do" não é adequada, o correto seria "ao" por isso 60% nessa competência

a proposta de intervenção parece parcialmente adequada, a primeira parte, sobre descontos acaba cometendo um desvio por citar outras coisas além do cinema, acho que neste caso poderia ser produtivo atacar o problema amplo(acesso a cultura) e materializar o cinema como uma das vias importantes para isso

a segunda parte da proposta parece muito acertada, mas não consigo entender como que o cinema pode causar pertencimento, talvez algum filme que cite a realidade local possa ter esse feito, mas num sentido amplo isso parece não ser uma verdade

bom, eu não organizei muito bem minha análise, nunca fiz isso antes, apenas repliquei o que aplico nos meus próprios textos e no que leio nas correções que recebo do cursinho que estou fazendo

eu acredito que o planejamento de texto possa melhorar muito sua redação, selecionar argumentos D1 e D2 que sejam pertinentes a tese escolhida, além de escolher uma tese que seja pertinente à proposta: você pode fazer a seleção dessas 3 coisas e submeter a sua própria critica sobre a coerência desses elementos tomados juntos

a conclusão também precisa ser planejada, e precisa retomar/aproveitar o que foi explorado em D1 e D2, além de reforçar a tese da intro
é importante ficar atento para não cair no senso comum na escolha desses elementos

em muitos casos, eu escrevo primeiro a conclusão(ou apenas seleciono a opinião que quero defender) para somente depois fazer a intro e selecionar D1 e D2, pois pelo que entendi até agora nesse monte de vestibas que ja fiz, o principal de uma redação é o caráter opinativo do texto

acho que é isso, peço desculpas por algum eventual equivoco da minha parte e te desejo sucesso nos estudos!
1
Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114617
Perdão pelos erros de digitação, estou com problemas no teclado
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114850
1-alguns desvios gramaticais, creio que muitos por causa do teclado;
2-(apenas uma sugestão)Você poderia usar repertórios mais curtos, não é motivo para descontar nota, mas um repertório curto cumpriria a mesma função. Eu usaria "A representatividade é vital" e já pouparia algumas linhas KKKKKK
3- sua argumentação melhorou bastante, mas você ainda poderia desdobrar um pouquinho mais!:)
Parabéns pelo texto! :D

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
1
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114867
Samara102006 escreveu:@Mylike, estava ansiosa pela sua correção ksks, muito obg! :)
Fico feliz em poder ajudar! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
182 Exibições
por castgiih
0 Respostas 
88 Exibições
por annydograu
0 Respostas 
77 Exibições
por shelmichelle
0 Respostas 
81 Exibições
por glaycesantos
0 Respostas 
61 Exibições
por graziiii
1 Respostas 
89 Exibições
por graziiii
1 Respostas 
361 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
104 Exibições
por alyssonmj
0 Respostas 
58 Exibições
por Davi061216
0 Respostas 
85 Exibições
por Pearlflay

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM