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Por dalylazx
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No filme "A Mansão Mágica", de 2013, o personagem Daniel decide colocar seu tio Leonardo em um asilo. Fora da ficção, no Brasil do Século XXI, percebe-se um contexto semelhante ao da trama, no que tange ao abandono de idosos atualmente. Problema esse, sendo intensificado pelo aumento da expectativa de vida e pela falta de planejamento para a velhice.

Nessa perspectiva, é claro como a alta da expectativa de vida é uma das razões pelas quais o problema persiste. De acordo com o IBGE, há cada vez mais o aumento do número de idosos no país, cerca de 30 milhões nos dias de hoje. O que, consequentemente, resulta na ampliação de idosos sendo abandonados ou deixadas em asilos.

Ademais, pode-se considerar, o não planejamento para a velhice como fator atuante na problemática. Consoante ao levantamento do Banco Mundial, cada vez menos brasileiros não se preparam financeiramente para a terceira idade, o que leva-os para os albergues públicos ou privados.

Torna-se evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para solucionar o problema. Desse modo, cabe ao Estatuto do Idoso (aquele responsável pelo bem-estar deste), conscientizar as pessoas acerca do planejamento financeiro para velhice, por meio de palestras a fim de diminuir o abandono de idosos em entidades como asilos ou albergues. Fazendo assim, com que a realidade atual distancie-se da expressada no filme.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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