Nessa perspectiva, é importante destacar, a princípio, que a necessidade de trabalhar é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Esse cenário decorre do fato de que, nos grupos mais pobres, muitos adolescentes, e até mesmo crianças necessitam largar a escola para colaborar nas despesas da casa. Na maioria dos casos, quando isso ocorre, há um histórico anterior, onde os pais, quando mais novos, também precisaram abandonar os estudos para ajudar a família. De acordo com um estudo feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), quanto mais precoce é a entrada de uma pessoa no mercado de trabalho, menores condições financeiras ela terá ao longo da vida. Logo, é notório a presença de um ciclo, difícil de se reverter.
Ademais, os obstáculos acerca do descaso familiar, sintetizam outro desafio a ser sanado com urgência. Para entender tal apontamento, é valido citar o artigo “Interação escola-família: subsídios para práticas escolares”, disponibilizado pelo MEC e UNESCO, afirmam que a família afeta diretamente no desempenho escolar do alunos, e que ambos devem caminhar juntos. Assim, pode-se afirmar que sem o acompanhamento dos pais, as crianças se tornam mais desestimuladas a aprendizagem, levando até a desistência escolar. Posto isso, torna-se evidente que a participação da família no ambiente educacional é primordial para a formação de um cidadão ativo.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas discutidos. Para isso, o Ministério da Educação, juntamente com o Conselho Tutelar – principal órgão responsável por zelar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente - devem, então, promover políticas públicas, por meio de fiscalizações de alunos matriculados com grande número de faltas, com o objetivo de descobrir o motivo para tal afastamento. Além disso, é imprescindível que as instituições escolares públicas e privadas promovam palestras e reuniões com os pais, a fim de reforçar a importância do acompanhamento familiar na vida acadêmica de seus filhos. Diante disso, será superado o problema da evasão e do abandono escolar no Brasil e não mais viveremos em uma sociedade análoga ao “Mito da Caverna”
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.