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Por Castru
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#113870
No livro "A Fazenda dos Animais" há a retratação de usuais maus-tratos aos animais por parte do homem, estes que podem ser comumente vistos no cenário brasileiro, e junto de inúmeras outras ações oriundas da população, violam as leis de proteção e bem-estar de animais domésticos e selvagens. Visando isso, torna-se imprescindível a análise da conjuntura, que é perpetuada por uma ineficácia do poder público e pela lacuna existente na base educacional do Brasil.
Em primeira instância, cabe destacar que a débil ação do poder judiciário brasileiro, no que diz respeito ao punimento de atividades que ferem os direitos dos animais, potencializa a problemática. Segundo a antropóloga Lilia Schwarcz, o Brasil possui uma política de eufemismos, ou seja, certos problemas tendem a ser suavizados e invisibilizados. Essa tese é confirmada ao se observar práticas de maus-tratos aos animais, como: a caça ilegal e o abate de animais sem justa causa, que são negligenciadas aos olhos do governo, e os praticantes que raramente são punidos, geralmente acabam por pagar uma leve multa ou simplesmente não responder ao caso.
Em segunda análise, a falta de uma educação nos ambientes de ensino brasileiros acerca da preservação do bem-estar animal colabora para o impedimento da solução do entrave. Isso pode ser fundamentado pelo pensamento de Pitágoras -renomado filósofo grego- em que a educação do jovens reflete no mundo adulto. Nesse sentido, o desconhecimento dos deveres do ser humano para com os animais -gerado pela ausência de um ensino sobre o mesmo- promove posteriores maus-tratos à esses seres, o que é desanimador no mundo hodierno.
Torna-se imperativo, portanto, a elaboração de estratégias que revertam a problemática em questão. Para isso, os ministérios da educação e meio ambiente necessitam promover o conhecimento a respeito dos direitos e leis protetoras dos animais no Brasil, fazendo uso de componentes na matriz curricular fundamental brasileira, além da promulgação de penalidades mais severas para crimes contra animais. A fim de uma sociedade que coexista com os animais, respeitando seus devidos direitos e defendendo seu bem-estar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por OlrenBeat
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#113897
NOTA FINAL 760!
Olá! Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, você demonstrou um bom repertório sociocultural ao citar o livro "A Fazenda dos Animais" e a antropóloga Lilia Schwarcz.

No entanto, há alguns pontos que precisam ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem:

1. Tese: sua tese precisa ser mais clara e objetiva. Ela deve responder diretamente à pergunta proposta pelo tema da redação ("Combate aos maus-tratos a animais no Brasil"). Sugiro que você reformule a primeira frase da introdução para deixar isso mais evidente.

2. Argumentação: seus argumentos são relevantes para o tema proposto, mas é importante que eles estejam bem articulados entre si e relacionados à tese defendida na redação. Além disso, é fundamental que você cite fatos concretos e informações confiáveis para embasar suas ideias.

3. Coesão textual: seu texto apresenta algumas falhas na articulação das partes do texto e no uso de conectivos adequados para estabelecer relações lógicas entre as ideias apresentadas.

4. Proposta de intervenção: sua proposta está presente na conclusão da redação, mas ela precisa ser mais detalhada em relação às medidas específicas que devem ser tomadas pelos ministérios da educação e meio ambiente.

Sugiro também prestar atenção à ortografia (por exemplo "oriundas" em vez de "orindas") e revisar a pontuação (algumas vírgulas foram usadas incorretamente).

Espero ter ajudado! Lembre-se de que a prática constante da escrita e a leitura de textos variados podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias para uma boa redação.

Sua redação contém no total 22 desvios!
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Por Castru
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#113901
@OlrenBeat Obrigadão!! Só não entendi a parte do 'oriunda' que ta escrito corretamente, mas o resto da pra compreender, vlw!
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