Avatar do usuário
Por Nathaliak
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113681
O filme “Eu não sou um homem fácil”,retrata de forma caricatural um mundo onde os papéis exercidos por homens e mulheres em sociedade são invertidos e,com isso,gera reflexões acerca da naturalização do assédio quando praticado por homens.Análogo à realidade,é perceptível que os desafios para reduzir os casos de assédio sexual envolvem o combate a tal neutralização do assédio na sociedade e a ineficácia estatal.
Diante desse cenário,é importante salientar o caráter intrínseco do assédio na sociedade brasileira.segundo o sociólogo Pierre Bordieu,a “violência simbólica” é sustentada na fabricação contínua de crenças no processo de socialização ,que induzem o indivíduo a agir conforme com o discurso dominante.nesse viés,o assédio encaixa-se como violência simbólica à medida que é fruto da naturalização de categorizações que inferiorizam a figura feminina.Isso se reflete na perpetuação da ideia que objetifica o corpo feminino ,uma vez que ,consoante com com Instituto Data Popular ,até mesmo em ambientes ,o qual ,o conhecimento é amplo ,como universidades ,o assédio está bastante presente .logo ,é inadmissível que esse cenário continue.
Além disso,é notória a ausência de medidas governamentais para combater o assédio.Nesse sentido, a impertinência sexual vem permeando entre as mulheres em uma série de questões como problemas psicológicos. Essa conjuntura,segundo as ideias de John Locke, configura-se como uma violação de “contrato social ” que os cidadãos desfrutem os direitos indispensáveis,como a dignidade da mulher e valores sociais, o que infelizmente é evidente no país.
Urge,o ministério da educação,órgão responsável pela integração educacional,propor medidas para essa problemática,por meio de palestras,campanhas publicitárias,a fim de conscientizar a sociedade para atenuar os casos de assédio e cobrar o Estado na aprimoraração de leis.Sendo assim, as críticas retratado no filme abordado na introdução estarão cada vez mais distantes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por SofiaManu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113751
Oii, td bem? Não sou corretora, mas li seu texto e posso te dar algumas sugestões com base no pouco que sei acerca de redação.

Introdução:
"O filme “Eu não sou um homem fácil”,retrata de forma caricatural um mundo onde os papéis exercidos por homens e mulheres em sociedade são invertidos e,com isso,gera reflexões acerca da naturalização do assédio quando praticado por homens.Análogo à realidade,é perceptível que os desafios para reduzir os casos de assédio sexual envolvem o combate a tal neutralização do assédio na sociedade e a ineficácia estatal."


1. Acredito que a ausência de espaços no decorrer do parágrafo tenha sido erro de digitação, então vou desconsiderar aqui.

2. As aspas no início estão incorretas. Correção:
O filme “Eu não sou um homem fácil”[...]

3. A vírgula após o título do filme pode ser retirada;

4. A ideia do tópico frasal ficou um pouco confusa. Eu te recomendaria a explorar mais a problemática que o filme pode trazer ao seu texto, fazendo perguntas como essa antes de escrever:
"De que forma a inversão dos papéis de gênero, no filme, gerou reflexões acerca da naturalização do assédio?"
Foque em explicar melhor essa ideia.

"Análogo à realidade,é perceptível que os desafios para reduzir os casos de assédio sexual envolvem o combate a tal neutralização do assédio na sociedade e a ineficácia estatal."

5. Acredito que aqui deveria haver uma analogia ao filme, não?
Exemplo:
"De forma análoga ao filme, na realidade, é perceptível[...]"

6. "[...]envolvem o combate a tal neutralização do assédio na sociedade e a ineficácia estatal."
Você poderia ter escrito "à neutralização desse crime", evitando a repetição da palavra "assédio";
"à ineficácia estatal", nesse caso o a deve estar craseado para mostrar que o verbo combate também se refere a esse termo.

Minha avaliação geral é que o repertório da introdução deveria ter sido mais explorado, alguns erros gramaticais corrigidos e a estrutura poderia estar um pouco mais concisa.

D1:
"Diante desse cenário,é importante salientar o caráter intrínseco do assédio na sociedade brasileira.segundo o sociólogo Pierre Bordieu,a “violência simbólica” é sustentada na fabricação contínua de crenças no processo de socialização ,que induzem o indivíduo a agir conforme com o discurso dominante.nesse viés,o assédio encaixa-se como violência simbólica à medida que é fruto da naturalização de categorizações que inferiorizam a figura feminina.Isso se reflete na perpetuação da ideia que objetifica o corpo feminino ,uma vez que ,consoante com com Instituto Data Popular ,até mesmo em ambientes ,o qual ,o conhecimento é amplo ,como universidades ,o assédio está bastante presente .logo ,é inadmissível que esse cenário continue."

Fora os erros de digitação (espaços e uso de letras maiúsculas) identifiquei:

1. "conforme com o discurso dominante" não está correto. A construção adequada seria "conforme o discurso dominante".

2. "até mesmo em ambientes ,o qual ,o conhecimento é amplo ,como universidades". Aqui, no lugar de "o qual", o correto seria utilizar "nos quais" ou "onde", e sem estarem isolados por vírgula.

A ideia desse parágrafo está bem desenvolvida, em minha opinião.

D2:
"Além disso,é notória a ausência de medidas governamentais para combater o assédio.Nesse sentido, a impertinência sexual vem permeando entre as mulheres em uma série de questões como problemas psicológicos. Essa conjuntura,segundo as ideias de John Locke, configura-se como uma violação de “contrato social ” que os cidadãos desfrutem os direitos indispensáveis,como a dignidade da mulher e valores sociais, o que infelizmente é evidente no país."

1. Aqui faltou retomar o argumento "ausência de medidas governamentais" no decorrer do desenvolvimento. Acredito que você poderia ter explicado como essa ausência fica visível, no fim do parágrafo.
A questão dos problemas psicológicos consequentes da impertinência sexual também ficou um pouco "solta" no parágrafo, a meu ver.

Conclusão:
"Urge,o ministério da educação,órgão responsável pela integração educacional,propor medidas para essa problemática,por meio de palestras,campanhas publicitárias,a fim de conscientizar a sociedade para atenuar os casos de assédio e cobrar o Estado na aprimoraração de leis.Sendo assim, as críticas retratado no filme abordado na introdução estarão cada vez mais distantes."

1. Incluir um conectivo de conclusão (portanto, por fim, etc.);
2. Em minha opinião, caso queira utilizar essa proposta na resolução dos dois entraves, você deveria deixar mais claro e datalhado como isso resolveria a ineficácia estatal, pois essa proposta se relaciona mais com o argumento 1. Vou apresentar uma sugestão dessa conclusão com algumas alterações:

"Urge, portanto, propor medidas para essa problemática. O Ministério da Educação, órgão responsável pela integração educacional, deve conscientizar a sociedade acerca do combate ao assédio sexual às mulheres, por meio de palestras e campanhas publicitárias, a fim de atenuar os casos de assédio. Paralelamente, deve-se cobrar do Estado aprimoramento de leis ineficientes. Sendo assim, as críticas retratado no filme abordado na introdução estarão cada vez mais distantes."

CONCLUINDO:
Argumentos bem fundamentados, mas sugiro que você se dedique a melhorar esses pontos que foram citados (gramática, coerência, etc. ).

OBS: Como já disse, não sou corretora e tentei ajudar com base no meu conhecimento pessoal na escrita de redações. Logo, não será errado discordar dessas sugestões que dei.

Em todo caso, recomendo buscar uma segunda correção.

Espero ter ajudado! :)
0
Avatar do usuário
Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#113764
Oii, bom dia, percebo que você já tem uma boa ideia de como organizar o texto e isso já é importantíssimo, o que falta são algumas melhorias que vão ser adquiridas ao longo da escrita, como uma argumentação mais sustentada e crítica(também é minha dificuldade).Mas tá no caminho certo, :D
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
118 Exibições
por Eder
Assédio sexual
por dinobia    - In: Outros temas
0 Respostas 
166 Exibições
por dinobia
0 Respostas 
156 Exibições
por beatriz23
3 Respostas 
574 Exibições
por Myllene02
0 Respostas 
194 Exibições
por ladyrafa
0 Respostas 
106 Exibições
por m4nutheworld
2 Respostas 
186 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
62 Exibições
por Giovanalee
0 Respostas 
82 Exibições
por Tiagoh7
0 Respostas 
170 Exibições
por mariabeltrao

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM