Inicialmente, urge salientar que a relação casuística de adversidade se dá pela negligência governamental. Sobre isso, o filósofo Thomas Hobbes, dentro da obra " O Leviatã ", afirma que é função do Estado, a parte de Contrato Social, a imposição da ordem e das garantias naturais ao indivíduo. No entanto, essa falta de garantia provoca a uma grande porcentagem dos cidadãos que passam pelo sistema carcerário a partir do momento em que ele não efetiva o direito a reeducação, ressocialização, e nem o oferecimento de cursos profissionalizantes, é essencial nesse caso. Com isso, a cidadania é colocada em um plano imaginário e o óbice persiste.
Outrossim, torna-se imprescindível referencia Sêneca, grande filósofo do império romano, que, uma vez afirmou, " Não estudamos para a vida, mas para a escola. " Todavia, quando se adentra a realidade hordiena, as escolas, uma das principais ferramentas de formação de opiniões. A população é afetada de diversas maneiras quando a desigualdade Social se alastra. Isso pode diminuir a motivação das pessoas em luta por mudanças. Dessa forma, essa realidade pode gerar níveis altos de desemprego,marginalização, mortalidade, entre outros fatores.
Destarte, fica evidente que são fundamentais a ressocialização e reeducação para amenizar o impasse citado, compete ao Governo Federal criar políticas públicas que promova a ressocialização de ex-detentos, com o oferecimentos de cursos profissionalizantes por meio de projetos financiados com instituições de ensino, e sobre tudo reforma o sistema carcerário brasileiro, focando na reeducação do indivíduo. Certamente para melhorar a educação prisional é necessário uma organização junto às instituições penitenciárias, programas amplos de educação destinadas a desenvolver plenamente as potencialidades de cada recluso. Logo, deveria minimizar os efeitos negativos do encarceramento, melhorar as perspectivas de reinserção e reabilitação, autoestima e a moral.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada