Antes, há de se constatar a débil ação do Poder Público, enquanto mantenedora do impasse no país. Acerca disso, o sociólogo francês Èmile Durkheim, em sua obra “As regras do Método Sociológico” redigido em 1895, afirma que os fatos sociais podem ser normais ou patológicos, a ocorrência infelizmente periódica de abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes se enquadram como patologias sociais que devem ser mitigadas e combatidas através da presença de modelos políticos e policiais. A exploração sexual infantil no Brasil, hoje é um fator muito decorrente, pois a falta de investimentos em um Estado Social, para haver saúde, educação e segurança na sociedade, faz com que esse tipo de problemática aumente por todo o país. Além disso, a necessidade de investigação e punição é altamente precisa para aqueles que cometem esses atos.
Por conseguinte, tal cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político e econômico, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito à segurança individual e o pleno desenvolvimento saudável da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), originando uma sociedade com fatos sociais patológicos, segundo a ideia de Durkheim, engendra-se a ausência de medidas protetivas que enfrentem os acontecimentos. Desse modo, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe toda a harmonia social, dado que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo, haja vista que as autoridades possuem uma posição (quase) inerte em relação ao combate de tais problemáticas que assolam o país.
Depreende-se, portanto, mister a atuação governamental no combate a tais abusos psicológicos, morais e físicos, que devem ser uma preocupação transversal para todas as esferas e instâncias do aparato estatal. Assim, com o intuito de reduzir os danos causados pelos fatos sociais patológicos e mitigar o impasse do corrompimento sexual não permitido pelas crianças e adolescentes, cabe ao Poder Executivo Federal -como instância máxima da administração executiva- mais especificamente ao Ministério da família e dos Direitos Humanos, a elaboração de projetos de governo, medidas protetivas, e leis que asseguram o acolhimento e a salvaguarda das vítimas e dos/das vulneráveis, além do aumento progressivo de investigações e punições de casos sociais, aumentando a apuração e atuação de assistentes sociais assim como do serviço social. Tal ação deverá ocorrer por meio de ampliações das medidas e dos métodos de fiscalizações das leis em vigor, e fomento de movimentos socioculturais e políticas públicas que impulsionarão a capacidade da contextualização dos conceitos históricos e reeducação acerca das posturas de alerta para a segurança, auxiliando no intendimento da vida pública, assim como seus direitos e deveres, promovendo a reassociação da sociedade.Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros irão ver o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.