Por breloa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113269
Em 1889, o filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes adaptou o lema positivista “Ordem e progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para toda a nação, que no contexto atual, enfrenta significativos estorvos. Lamentavelmente, entre eles, o abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, visto que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequências o surgimento de transtornos psicológicos pós-traumáticos que afetam diretamente o desenvolvimento das mesmas ao longo de suas vidas.

Antes, há de se constatar a débil ação do Poder Público, enquanto mantenedora do impasse no país. Acerca disso, o sociólogo francês Èmile Durkheim, em sua obra “As regras do Método Sociológico” redigido em 1895, afirma que os fatos sociais podem ser normais ou patológicos, a ocorrência infelizmente periódica de abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes se enquadram como patologias sociais que devem ser mitigadas e combatidas através da presença de modelos políticos e policiais. A exploração sexual infantil no Brasil, hoje é um fator muito decorrente, pois a falta de investimentos em um Estado Social, para haver saúde, educação e segurança na sociedade, faz com que esse tipo de problemática aumente por todo o país. Além disso, a necessidade de investigação e punição é altamente precisa para aqueles que cometem esses atos.

Por conseguinte, tal cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político e econômico, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito à segurança individual e o pleno desenvolvimento saudável da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), originando uma sociedade com fatos sociais patológicos, segundo a ideia de Durkheim, engendra-se a ausência de medidas protetivas que enfrentem os acontecimentos. Desse modo, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe toda a harmonia social, dado que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo, haja vista que as autoridades possuem uma posição (quase) inerte em relação ao combate de tais problemáticas que assolam o país.

Depreende-se, portanto, mister a atuação governamental no combate a tais abusos psicológicos, morais e físicos, que devem ser uma preocupação transversal para todas as esferas e instâncias do aparato estatal. Assim, com o intuito de reduzir os danos causados pelos fatos sociais patológicos e mitigar o impasse do corrompimento sexual não permitido pelas crianças e adolescentes, cabe ao Poder Executivo Federal -como instância máxima da administração executiva- mais especificamente ao Ministério da família e dos Direitos Humanos, a elaboração de projetos de governo, medidas protetivas, e leis que asseguram o acolhimento e a salvaguarda das vítimas e dos/das vulneráveis, além do aumento progressivo de investigações e punições de casos sociais, aumentando a apuração e atuação de assistentes sociais assim como do serviço social. Tal ação deverá ocorrer por meio de ampliações das medidas e dos métodos de fiscalizações das leis em vigor, e fomento de movimentos socioculturais e políticas públicas que impulsionarão a capacidade da contextualização dos conceitos históricos e reeducação acerca das posturas de alerta para a segurança, auxiliando no intendimento da vida pública, assim como seus direitos e deveres, promovendo a reassociação da sociedade.Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros irão ver o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
158 Exibições
por beatriz23
3 Respostas 
575 Exibições
por Myllene02
2 Respostas 
188 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
62 Exibições
por Giovanalee
0 Respostas 
82 Exibições
por Tiagoh7
0 Respostas 
170 Exibições
por mariabeltrao
1 Respostas 
82 Exibições
por emanuelly65
0 Respostas 
195 Exibições
por ladyrafa
11 Respostas 
667 Exibições
por Alunaaaamed
1 Respostas 
170 Exibições
por Lpcostta

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM