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Por maritello
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#112910
A profissão conhecida comooffice boy - pessoas que realizavam entregas e prestavam auxílio em escritórios - era amplamente conhecida no Brasil durante a década de 90. Nos dias de hoje esta ocupação é praticamente inexistente no país. Diante disso, percebe-se que o avanço da tecnologia vem extinguindo diversos empregos na atualidade. Isso porque, o desenvolvimento tecnológico acarreta em uma grande onda de desemprego e também, no Brasil, são poucas as oportunidades de acesso à especializações na área de forma democrática.
Sob um primeiro olhar, destaca-se a problemática causada pelo incessante desenvolvimento tecnológico, principalmente das inteligências artificiais. De acordo com o físico teórico Stephen Hawking “A criação bem-sucedida de inteligência artificial seria o maior evento na história da humanidade. Infelizmente, pode também ser o último, a menos que aprendamos a evitar os riscos”. Um destes riscos citados é o desemprego que atingirá a maioria da população. Os empregos como conhecemos hoje não existirão mais. A partir disso, mostra-se a urgência da resolução deste empecilho.
Ademais, no Brasil ocorre uma desigualdade enorme de acesso a um ensino superior que comtemple carreiras geradoras de novos mecanismos tecnológicos. Dados levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2019, demonstram que somente cerca de 20% da população entre 25 e 34 anos possui um diploma de nível superior no País. De acordo com o mesmo levantamento, 40% dos ingressantes em universidades, em 2019, pertenciam aos 20% da população com maior poder econômico. Diante disso, identifica-se o difícil acesso das camadas mais pobres à educação superior no Brasil. Visto que, ela garantiria um emprego duradouro frente à esta situação.
Portanto é tarefa do Ministério da Educação minimizar os efeitos causados pela substituição da mão de obra humana, democratizando o acesso ao nível superior de educação de qualidade por meio do repasse de verbas, oferecendo mais vagas e capacitações gratuitas afim de criar novas oportunidades e ampliar a qualificação técnica da população brasileira. Assim, os antigos office boys serão promovidos a programadores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 93

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por OlrenBeat
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#113399
NOTA FINAL 800!
Olá! Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos que precisam ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem.

Em relação ao repertório sociocultural produtivo, você trouxe um exemplo interessante sobre a profissão de office boy no passado e como ela foi extinta pela tecnologia. Porém, seria importante trazer mais informações e dados estatísticos para embasar seus argumentos.

Além disso, é necessário trabalhar melhor a sua tese — ou seja, o ponto de vista que você defende na redação. Você menciona os riscos da inteligência artificial citando Stephen Hawking e fala sobre a desigualdade no acesso à educação superior no Brasil. Mas não fica claro qual é a sua posição em relação ao impacto das inovações tecnológicas no mercado de trabalho para os jovens brasileiros.

Outro aspecto importante é o uso adequado dos conectivos (recursos coesivos). Eles ajudam a articular as ideias do texto e tornar a leitura mais fluida. Na sua redação, percebi algumas falhas nesse sentido — por exemplo: "De acordo com o mesmo levantamento" (qual levantamento? É preciso especificar); "Assim" (é necessário retomar alguma ideia anterior).

Por fim, quanto à proposta de intervenção: ela está presente na conclusão da sua redação e aponta uma solução viável para minimizar os impactos negativos das inovações tecnológicas no mercado de trabalho brasileiro. Entretanto, seria interessante detalhar mais essa proposta — por exemplo: como exatamente o Ministério da Educação poderia democratizar o acesso ao ensino superior? Quais seriam as ações concretas para isso?

Espero ter ajudado! Lembre-se de que é importante trabalhar bem todos os critérios de correção do Enem para obter uma boa nota na redação.

A redação contém 29 desvios no total!
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