De início, é necessário destacar a falta de oportunidade para entender o erro e a negligência com o direito de defesa na prática de cancelamento, que deveria ser garantido pela Constituição Federal. Vê-se nos casos de cancelamento o desrespeito ao direito das pessoas e a falta de diálogo para mostrar onde ela errou. As pessoas são julgadas pelo tribunal da internet antes mesmo de se pronunciarem sobre o erro ou até mesmo um boato inverídico.
Ademais, destacam-se as redes sociais como espaço de disseminação de ódio, transformando uma ferramenta com boas intenções em um espaço de ódio e rancor, a cada dia vê-se mais ódio na internet, as pessoas têm procurado um alvo para despejar o seu ódio, a sua angústia e decepções. Além do mais as redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook, não têm combatido o discurso de ódio, como todo esse ódio gera engajamento, que gera dinheiro para eles, então eles pouco se importam com essa onda de cancelamento, mas as consequências são gigantes, os cancelados desenvolvem crises de ansiedade, depressão, medo e angústia.
Com a finalidade de atenuar a cultura do cancelamento como contradição à justiça social, cabe à Justiça preservar o direito à defesa, vedada na Constituição Federal. Ademais cabe às redes sociais regular e fiscalizar o discurso de ódio dentro das plataformas, punindo aqueles que passarem do limite. Também cabe à mídia combater essa cultura do cancelamento, mostrando as consequências desse ato. E também cabe à população procurar ajuda psicológica para não despejar o ódio em outras pessoas. Dessa forma essa situação será superada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.