Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a orexia em nosso país. Nesse sentido, a exemplo disso, muitas pessoas acabam lamentavelmente, ficando sem suas refeições em suas mesas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o sustento de cada indivíduo, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de empatia como impulsionador da escassez de alimentos no Brasil. Segundo Daniel Souza, filho de Betinho, e presidente do Conselho da Ação da Cidadania, á a revista semanal brasileira de informações gerais CartaCapital “É surpreendente a falta de empatia e de entendimento do governo federal em relação ao contingente enorme da população que, no final das contas, só quer que a Constituição seja cumprida. Está posto o direito à alimentação. É um direito básico que precisa ser cumprido”. Diante de tal exposto é notório que a falta de empatia é sim, um dos fatores causadores da carência da população por pratos de comida. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por intermédio de meios de comunicação, crie campanhas publicitárias – relatando a importância da doação de alimentos – a fim de conscientizar a população. Assim, se consolidará uma sociedade mais empática, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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