Avatar do usuário
Por NathanSilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94577
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a fome no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a orexia em nosso país. Nesse sentido, a exemplo disso, muitas pessoas acabam lamentavelmente, ficando sem suas refeições em suas mesas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o sustento de cada indivíduo, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de empatia como impulsionador da escassez de alimentos no Brasil. Segundo Daniel Souza, filho de Betinho, e presidente do Conselho da Ação da Cidadania, á a revista semanal brasileira de informações gerais CartaCapital “É surpreendente a falta de empatia e de entendimento do governo federal em relação ao contingente enorme da população que, no final das contas, só quer que a Constituição seja cumprida. Está posto o direito à alimentação. É um direito básico que precisa ser cumprido”. Diante de tal exposto é notório que a falta de empatia é sim, um dos fatores causadores da carência da população por pratos de comida. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por intermédio de meios de comunicação, crie campanhas publicitárias – relatando a importância da doação de alimentos – a fim de conscientizar a população. Assim, se consolidará uma sociedade mais empática, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
116 Exibições
por manual14
0 Respostas 
94 Exibições
por bia1r
0 Respostas 
89 Exibições
por bia1r
0 Respostas 
62 Exibições
por kaylene
0 Respostas 
125 Exibições
por Lalalay
0 Respostas 
64 Exibições
por romeumorais
0 Respostas 
85 Exibições
por Leticia07
4 Respostas 
199 Exibições
por Josseane
0 Respostas 
75 Exibições
por Mariaflor
0 Respostas 
118 Exibições
por emyembia

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM