Avatar do usuário
Por emyembia
Quantidade de postagens
#121319
Em 1937 Jorge Amado lançava seu livro, Capitães de Areia, que retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procurando mostrar não apenas as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança, denunciando a situação de tantas outras crianças brasileiras que são abandonadas e desassistidas pela sociedade. Neste prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a dificuldade de combater as causas desta triste realidade e a alarmante condição de crianças e adolescentes em situação de rua.
O que ocorre no Brasil, uma vez que o país possui um histórico colonialista, é o desconhecimento das leis por parte do grupo social, tornando-o vulnerável a qualquer tipo de abuso de poder. Sob essa ótica, em um questionário realizado pela ONG Visão Mundial, feito com crianças e adolescentes, as respostas passam longe do que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): 19% dos entrevistados revelaram dormir com fome, 37% sofreram violência de algum tipo e 70% sofreram violência doméstica.
Além disso, é notório que para quem não tem um lar, suprir as necessidades básicas, ainda mais num país em crise, é uma batalha diária: o frio, a fome, a violência, a falta de estrutura, higiene e lazer, tudo é parte de uma grande batalha pela sobrevivência dessas pessoas que para muitos, são invisíveis, mas é importante ressaltar que todos têm uma história e uma razão para se encontrarem nessa situação. A luta pela subsistência nas classes mais baixas, o racismo estrutural, o trabalho infantil, a violência nas ruas e dentro da própria família e a baixa escolaridade, são algumas das principais raizes deste problema social.
Portanto é necessário fazer valer o que exige o ECA e para isso é preciso políticas públicas de atendimento, acolhimento e medidas de proteção, bem como as ações socioeducativas a serem implementadas no caso de o menor cometer um delito, por exemplo. A fim de combater o descaso estatal e a falha do Estado em garantir os direitos legais destas crianças e adolescentes, é preciso assegurar que o Conselho Tutelar de cada município participe ativamente de suas vidas e fiscalize a aplicação de seus direitos, como garante o Artigo 227 da Constituição da República Federativa do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
71 Exibições
por DaniloJ
3 Respostas 
349 Exibições
por KelveSilva
2 Respostas 
181 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
105 Exibições
por weverton5555
1 Respostas 
145 Exibições
por Isabela03
0 Respostas 
97 Exibições
por Jovanice
0 Respostas 
199 Exibições
por juliav
2 Respostas 
847 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
77 Exibições
por Mariaflor
0 Respostas 
63 Exibições
por jullya0

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM