O que ocorre no Brasil, uma vez que o país possui um histórico colonialista, é o desconhecimento das leis por parte do grupo social, tornando-o vulnerável a qualquer tipo de abuso de poder. Sob essa ótica, em um questionário realizado pela ONG Visão Mundial, feito com crianças e adolescentes, as respostas passam longe do que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): 19% dos entrevistados revelaram dormir com fome, 37% sofreram violência de algum tipo e 70% sofreram violência doméstica.
Além disso, é notório que para quem não tem um lar, suprir as necessidades básicas, ainda mais num país em crise, é uma batalha diária: o frio, a fome, a violência, a falta de estrutura, higiene e lazer, tudo é parte de uma grande batalha pela sobrevivência dessas pessoas que para muitos, são invisíveis, mas é importante ressaltar que todos têm uma história e uma razão para se encontrarem nessa situação. A luta pela subsistência nas classes mais baixas, o racismo estrutural, o trabalho infantil, a violência nas ruas e dentro da própria família e a baixa escolaridade, são algumas das principais raizes deste problema social.
Portanto é necessário fazer valer o que exige o ECA e para isso é preciso políticas públicas de atendimento, acolhimento e medidas de proteção, bem como as ações socioeducativas a serem implementadas no caso de o menor cometer um delito, por exemplo. A fim de combater o descaso estatal e a falha do Estado em garantir os direitos legais destas crianças e adolescentes, é preciso assegurar que o Conselho Tutelar de cada município participe ativamente de suas vidas e fiscalize a aplicação de seus direitos, como garante o Artigo 227 da Constituição da República Federativa do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada