Dessa forma, em primeira análise, a falta de debates é um desafio no problema. A pensadora, Djamila Ribeiro, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado sobre as doenças sexualmente transmissíveis, visto que, esse tema ainda é um tabu na sociedade, resultando em um aumento no contágio das doenças como a HIV. Assim, urge tirar a situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Além disso, é notória a omissão governamental como um entra no que tange ao problema. Segundo o Ministério da Saúde, no Estado de São Paulo, cerca de, 85.000 pessoas estão com o vírus da HIV, mas 15.000 ainda não têm o diagnóstico. De fato, a ausência de informações e incentivos, faz com que, principalmente, os jovens não estejam realizando exames de rotina, colocando sua saúde e a de terceiros em risco. Assim, denota-se o dever do Estado em fomentar a importância da identificação do vírus.
Portanto, é indispensável conter o avanço da HIV no Brasil. Para isso, o Governo Federal e o Ministério da Saúde devem incentivar as procuras para realizar exames de forma gratuita e segura pelo SUS, por meio de mutirão de jovens para serem examinados, e deve ocorrer em todos os Estados brasileiros, a fim de diminuir propagação de casos da HIV. Tal ação, será divulgada nas escolas e na televisão. Dessa forma, será possível superar como define Saramago, a cegueira social dessa questão, tirando a temática da invisibilidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.