Avatar do usuário
Por AnaLu08
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93788
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada nos casos recorrentes da HIV entre os jovens. Nesse contexto, persiste um problema delicado, em virtude do silenciamento e da negligência governamental.
Dessa forma, em primeira análise, a falta de debates é um desafio no problema. A pensadora, Djamila Ribeiro, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado sobre as doenças sexualmente transmissíveis, visto que, esse tema ainda é um tabu na sociedade, resultando em um aumento no contágio das doenças como a HIV. Assim, urge tirar a situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Além disso, é notória a omissão governamental como um entra no que tange ao problema. Segundo o Ministério da Saúde, no Estado de São Paulo, cerca de, 85.000 pessoas estão com o vírus da HIV, mas 15.000 ainda não têm o diagnóstico. De fato, a ausência de informações e incentivos, faz com que, principalmente, os jovens não estejam realizando exames de rotina, colocando sua saúde e a de terceiros em risco. Assim, denota-se o dever do Estado em fomentar a importância da identificação do vírus.
Portanto, é indispensável conter o avanço da HIV no Brasil. Para isso, o Governo Federal e o Ministério da Saúde devem incentivar as procuras para realizar exames de forma gratuita e segura pelo SUS, por meio de mutirão de jovens para serem examinados, e deve ocorrer em todos os Estados brasileiros, a fim de diminuir propagação de casos da HIV. Tal ação, será divulgada nas escolas e na televisão. Dessa forma, será possível superar como define Saramago, a cegueira social dessa questão, tirando a temática da invisibilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Lexi
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93849
Eu não sei o motivo no qual o site tirou 180 como nota, mas, a nota que eu gostaria de lhe dar era 840 até 860.
Por alguns motivos que vou citar aqui.
Não sou formada em letras nem em correção, só venho aqui mesmo para praticar meu olhar crítico lendo e corrigindo redações.
Mas vejo que o mesmo problema que eu enfrento você também passa. Seria o fato de um não aprofundamento no D1 e D2.
Ah! Cuidado na introdução. Tenta trazer mais comida para ela, pois, é seu início de texto e sendo assim, muito importante impressionar logo de cara.
Conclusão eu achei bacana, mas, pode melhorar.
Tenta se atentar no seu modelo de redação e em seguida, trazer argumentos mais chaves que encaixe nos eixos temáticos.
Recomendo assistir no youtube: Poxalulu e o ProfessorNoslei.
Eles são muito bons no que fazem e não tenho dúvidas que se você tirar para ler outras redações vera isso pode vim a lhe ajudar também.
Você está indo muito bem, esse é o caminho.
1
Avatar do usuário
Por Lexi
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93850
Eu acabei colocando a C1 como 160, mas, como eu falei antes. Não sou formada em letras e também queria aproximar a nota de onde eu achei que você estaria. Espero não causar confusão em sua mente. Hahahha!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
61 Exibições
por luannathag
0 Respostas 
85 Exibições
por Mikaellaa
Stalking: Mal da sociedade contemporânea
por Jessica25626    - In: Outros temas
0 Respostas 
191 Exibições
por Jessica25626
0 Respostas 
119 Exibições
por imnotbarrb
Como diminuir mal tratos aos animais
por Taianarasil    - In: Outros temas
1 Respostas 
110 Exibições
por Taianarasil
Mal tratos aos animais
por Luciana72    - In: Outros temas
1 Respostas 
81 Exibições
por Luciana72
0 Respostas 
111 Exibições
por Nahh28
0 Respostas 
55 Exibições
por janass16
1 Respostas 
233 Exibições
por Rabelo
0 Respostas 
58 Exibições
por Letyciaa

No século XVI, a obra "Utopia&[…]

Na animação japonesa "A Voz[…]

DaviHudson Introdução: 1- Evit[…]

"A carne mais barata do mercado é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM