Nessa lógica, cabe ressaltar a desigualdade social. Segundo Eduardo Marinho, escritor, ativista social e filósofo brasileiro, que diz “Não há competição onde há desigualdade de condições. Há covardia”, a frase evidencia a dificuldade financeira na humanidade, de certa forma o estudo está mais vivido por pessoas ricas. Sob essa lógica, há menos jovens pobres com oportunidade de estudo, como consequência, a falta de alfabetização deixando um forte impacto na produtividade e na competitividade nacional. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.
Ademais, é importante salientar a pandemia que ocorreu em 2020. De acordo com a ONG o número de crianças que não aprenderam a ler e escrever chega a 2,4 milhões e aumenta mais de 65% na pandemia. Sob esse viés, tem-se como consequência o impedimento de aprendizagem pelas crianças menores que depende dos pais para adquirir conhecimento. Tal falta de aprendizado em casa ocorre pela falta de tempo dos pais. Assim sendo, são de suma importância medidas que interfiram na escassez estudantil.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que o Ministério da Educação invista em escolas para recuperar o tempo perdido na pandemia e ocorrer melhorias no ensino público para crianças de baixa renda, por meio dos impostos pagos pelos pais exigidos pelo Governo, com a finalidade de melhorar a alfabetização. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil menos desigual educacionalmente e recuperado da pandemia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.