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Por Annyyyy
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Na obra "Utopia", do inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, a qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, percebe-se, que no atual cenário brasileiro os desafios da alfabetização no Brasil, apresentam-se como barreira para os planos de More. Logo, a má qualidade na educação pública juntamente com a desigualdade social são fatores contribuintes para problemática e devem ser analisados.
Em primeiro plano, é imperativo ressaltar a falta de investimentos das autoridades governamentais na educação para combater o analfabetismo. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, todavia, isso não acontece no Brasil, visto que, a educação pública não é prioridade no país. Desse modo, faz-se mister a reformulação de tal postura estatal.
Ademais, é necessário destacar que a desigualdade social no Brasil é promotora para a dificuldade de alfabetização na pátria. Segundo o índice de Gini, o Brasil está entre os 10 países mais iguais do mundo, e com isso a educação é afetada, considerado que a parte menos favorecida da população é maior. Dessa forma, é inadmissível que esse cenário continue.
Portanto, diante dos desafios supramencionados acerca da alfabetização no Brasil é necessário a ação conjunta do estado e da sociedade para mitiga-los. Nesse sentido, cabe ao poder público na figura de Ministério da Educação priorizar investimentos na educação infantil, a fim de melhorar a má qualidade da educação pública. Além disso, é de responsabilidade ainda do Ministério da Educação promover programas de recuperação escolar por meio de ações sociais que visam a volta e o registro de crianças e adolescentes nas escolas, a fim de amenizar a desigualdade social. Dessa maneira, só assim, afirmação de Thomas Hobbes será vivenciada por todos os cidadãos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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