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Por Santos26
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A questão do trabalho infanto-juvenil no Brasil, é um dilema difícil de resolver, mas não é impossível. Mediante aos fatos que mencionarei a seguir, apresentarei fatos e argumentos, que comprovem que essa situação pode ser erradicada no Brasil.
Para início de assunto, os fatores que contribuem fortemente para isso são as " raízes do problema ", ou seja, a falta de planejamento familiar, falta de escolaridade e renda suficiente por parte dos pais dessas crianças. Consequentemente, isso gera falta de recursos para a família, que optam por introduzir a criança no mercado de trabalho de forma informal, para contribuir na renda familiar.
Ademais, como retratado no livro Capitães da Areia, crianças que desde a tenra idade são tratadas como adultas, tendem a entrar na criminalidade, evasam da escola e se tornam adultos que ficam a margem da sociedade. Isso gera um ciclo vicioso, o qual essa situação vai se repetir de forma gradativa, o filho desse adulto que era explorado na infância, vai explorar o filho também, muitas vezes com o argumento de que " tem que ajudar em casa".
Portanto, cabe ao Estado promover ações que visam acabar com esse problema. Primeiramente, aumentar a fiscalização do trabalho infanto-juvenil, com o intuito de acabar com essa ilegalidade, seguido de melhorar o programa bolsa família, em vez de exigir somente que a criança ou adolescente tenha presença na escola, aumentar a chance do adolescente conseguir uma vaga de jovem aprendiz, somente a intervenção do Estado pode solucionar essa problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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